127/220 é bivolt? Entenda antes de ligar seus aparelhos

Um aparelho 127/220 é bivolt? Este tipo de dúvida é bastante comum, principalmente entre as pessoas que viajam para diferentes regiões do Brasil, uma vez que o país utiliza os dois padrões de voltagem, deixando turistas com medo de perder seus celulares, secadores de cabelo e outros dispositivos ao conectá-los à tomada.

Dependendo do local em que você estiver, a voltagem, ou tensão, como o termo é popularmente conhecido, pode ser de 110 volts ou 220 volts, que são os padrões adotados em residências e edifícios comerciais no território nacional. Mas essa variação também existe em outros países.

  • Leia também:

Como dito anteriormente, a tensão elétrica pode ser de 110 V ou 220 V no território nacional, pelo menos nos padrões originais. Mas com o passar do tempo, foi adotado o padrão 127 V em substituição ao 110 V, em referência à tensão nominal correta, mas na prática ambos são a mesma coisa.

O que significa um aparelho ser bivolt?

Os aparelhos bivolts são aqueles que funcionam tanto nas redes elétricas com voltagem 110/127 V quanto naquelas de 220 V sem depender de adaptadores ou modificação externa. Os modelos mais novos geralmente são do tipo bivolt automático, trazendo um circuito protetor que identifica a tensão da tomada.

Normalmente, eles funcionam em redes que vão de 100 V a 240 V, se tornando uma boa opção para quem viaja com frequência. Mas também há os aparelhos que trazem a chave seletora bivolt, exigindo que o usuário faça o ajuste manualmente, conforme a voltagem do local.

Dessa forma, é importante ter o cuidado de verificar se o equipamento é bivolt automático ou bivolt manual antes de ligá-lo na tomada. No caso dos celulares, a maioria dos carregadores é bivolt automático, resultando em uma preocupação a menos.

mulher-usando-secador-de-cabelo-no-banheiro
O secador de cabelo é um aparelho que pode sofrer com a voltagem nas viagens. (Imagem: Getty Images)

Posso ligar um aparelho 127V em 220V?

Não é seguro ligar um aparelho de 127 V em tomadas de 220 V, pois o equipamento receberá uma tensão muito maior do que a originalmente suportada. Com quase o dobro da carga de energia, ele terá os componentes danificados, causando curto-circuito e havendo risco de incêndio.

Além de superaquecer e ter o funcionamento afetado, o dispositivo pode queimar e chegar à perda total. Por isso, vale ter atenção antes de ligar o equipamento em lugares que você não sabe a tensão, especialmente se ele possuir chave seletora.

Se há somente tomadas 220 V disponíveis e o seu aparelho opera em 127 V, a melhor alternativa será utilizar um transformador de tensão. Tal dispositivo possui a capacidade de adaptar a voltagem da rede para aquela que o produto suporta, evitando problemas.

E o contrário? Ligar 220V em 127V?

Já neste caso, os riscos são menores a curto prazo, mas não se recomenda a prática. Ao receber menos energia do que deveria, o aparelho não vai queimar e pode até funcionar, em alguns casos, embora não da maneira correta.

O problema está na corrente elétrica insuficiente, a metade da adequada. Um ventilador de 220 V ligado em uma tomada de 127 V possivelmente vai ligar, mas girará com pouca força, resultando em baixa eficiência. O mesmo acontece com outros tipos de equipamentos.

A solução também é investir em um transformado se houver apenas tomadas 127 V para ligar um aparelho de 220 V, pois os riscos aumentam se você continuar usando o equipamento assim. A longo prazo, é possível causar sobreaquecimento e desgaste prematuro de componentes, reduzindo a vida útil do produto.

celular-carregando-a-bateria
Os carregadores de celular geralmente são do tipo bivolt automático. (Imagem: Getty Images)

Aparelho 127/220 é realmente bivolt?

Ainda ficou na dúvida se realmente um dispositivo 127/220 é bivolt? A melhor maneira de confirmar esta informação é verificar o produto com atenção e ler o manual de instruções. Em geral, aparelhos com a marcação 127/220 são bivolts, porém pode haver exceções.

Produtos pirateados ou de origem duvidosa podem vir sem qualquer tipo de informação sobre a voltagem ou apresentarem dados errados, incluindo etiquetas mal rotuladas. Além disso, muitos são vendidos sem o manual, impedindo a consulta.

Se não for possível consultar o manual ou o site do fabricante, a etiqueta de identificação estiver ilegível ou faltando e não há chave seletora, a solução é usar um multímetro. Indispensável para os eletricistas, o equipamento mede a voltagem, a corrente elétrica e a resistência, podendo ser do tipo analógico ou digital.

Como proteger seus eletrônicos?

filtros-de-linha-com-varias-tomadas-plugadas
Usar filtros de linha de melhor qualidade é uma opção interessante. (Imagem: Getty Images)

Cuidados com os aparelhos e o ambiente em que eles são utilizados podem evitar problemas maiores. Confira alguns:

  • Invista em estabilizadores de tensão, capazes de ajustar a voltagem e proteger contra picos e variações de energia;
  • Use filtros de linha de boa qualidade, que custam mais caro, mas fornecem proteção aprimorada;
  • O nobreak é outra opção, trazendo bateria que garante minutos extras em caso de queda de energia para salvar trabalhos e desligar o PC adequadamente;
  • Uma boa fonte de alimentação para o PC também é recomendada, com as opções mais robustas fazendo o papel de estabilizadores e filtros de linha;
  • Evite usar os eletrônicos em locais úmidos e limpe regularmente os dispositivos e o ambiente;
  • Realize inspeções regulares nas tomadas e cabos, em busca de sinais de desgaste e superaquecimento, substituindo-os quando necessário;
  • Evita adaptadores múltiplos, que podem sobrecarregar o circuito;
  • Faça o aterramento adequado da instalação elétrica.

Assim, você protege os equipamentos contra quedas de energia e flutuações na tensão que podem danificar e queimá-los. Os cuidados devem ser redobrados entre os meses de outubro e janeiro, quando ocorrem os maiores registros de interrupção do serviço, devido às chuvas, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Conclusão: confira antes de ligar

Agora, você já sabe que um aparelho 127/220 é bivolt e entendeu quais são os riscos de ligar um dispositivo na voltagem errada. Além disso, conheceu meios de proteger seus eletrônicos de variações na rede e descargas elétricas durante tempestades.

Para terminar, vale relembrar a principal dica: prestar atenção à voltagem antes de ligar o aparelho na tomada. O cuidado deve ser ainda maior com os dispositivos bivolts manuais, geralmente vendidos com a chave seletora posicionada em 220 V para evitar a queima, mas não custa conferir este detalhe.

E você, tem o costume de verificar a tensão ao usar as tomadas? Interaja com a gente nas redes sociais do TecMundo, deixando o seu comentário.

Rolar para cima