SoberanIA: conheça a IA desenvolvida 100% em português pelo governo do Piauí

O governo do Estado do Piauí lançou na quarta-feira (25) a SoberanIA, uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida com a maior base de dados em português já produzida. A iniciativa objetiva promover a autonomia tecnológica nacional e a

As inscrições podem ser feitas na página do projeto, por pessoas que queiram atuar como profissionais no desenvolvimento da plataforma, instituições em busca de parceria e quem quer ter acesso aos recursos do ecossistema. A ferramenta deverá estar disponível em breve.

chatbot-de-ia-no-celular
A plataforma de IA nacional poderá ser usada para melhorar o atendimento no serviço público, entre várias outras coisas. (Imagem: Getty Images)

Parceria com o governo federal

O modelo de linguagem desenvolvido no Piauí também está alinhado ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). O projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) prevê investimentos de R$ 23 bilhões em IA até 2028 para colocar o país de vez na corrida tecnológica.

Distribuído entre cinco eixos, o PBIA possui 31 ações para atender áreas como meio ambiente, agricultura, indústria, comércio e serviços, saúde, educação, desenvolvimento social e gestão do serviço público. Com os avanços já alcançados, a IA piauiense será uma das bases da iniciativa.

O Piauí é o único estado que tem uma secretaria destinada exclusivamente à inteligência artificial e incluiu a tecnologia como disciplina no currículo escolar, com mais de 120 mil alunos tendo aulas sobre o tema. Além disso, a IA é usada na integração da base de dados do SUS no estado.

“O que estamos construindo aqui não é apenas uma ferramenta. É uma inteligência que carrega em si as vozes, os sotaques, as expressões, os saberes e as especificidades culturais, linguísticas e sociais do nosso povo. A SoberanIA aprende com a realidade do Piauí e do Brasil”, destacou o secretário de IA, André Macedo, em comunicado.

Curtiu o conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.

Rolar para cima