Mission Possible: como uma falha em uma cápsula espacial espalhou restos mortais humanos e animais no mar

Uma cápsula espacial que transportava cinzas de cremação e DNA apresentou falha ao reentrar na atmosfera terrestre, caindo no oceano Pacífico e perdendo toda a carga. O incidente envolvendo a missão Transporter-14 aconteceu no começo desta semana.

Impulsionada pelo

Falando em “sucesso parcial” da missão, a The Exploration Company também pediu desculpas aos clientes que enviaram as cinzas de seus parentes ao espaço e prometeu dar mais detalhes sobre o incidente. “Ainda estamos investigando as causas e compartilharemos mais informações em breve”, diz a nota da empresa.

nave-viajando-no-espaco
Cápsula espacial Nyx utilizada na missão. (Imagem: The Exploration Company/Divulgação)

Funeral espacial

Especializada em organizar funerais no espaço, a Celestis comercializa várias modalidades de memoriais, podendo incluir o lançamento de DNA e restos mortais no espaço profundo. A missão que apresentou problemas era do pacote “Earth Rise”.

Nesta versão, as cinzas de pessoas e animais de estimação fazem um breve voo à órbita, retornando em seguida, quando são devolvidas aos parentes, o que acabou não acontecendo desta vez. Os restos do cão de resgate Franz faziam parte do voo, como disse a empresa, que afirma ter feito 19 lançamentos do tipo até o momento.

Com relação às outras cargas da missão Transporter-14, aparentemente não houve a mesma falha sofrida pela Nyx. Uma delas, da Varda Space, programada para realizar testes farmacêuticos no espaço, seguiu realizando os experimentos normalmente.

Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.

Rolar para cima