A corrida pela liderança em inteligência artificial (IA) entre Estados Unidos e China pode ganhar um novo capítulo em breve. Conforme revelou a Reuters na sexta-feira (27), Donald Trump está trabalhando em um pacote de ordens executivas para acelerar o desenvolvimento da tecnologia no país.
O fornecimento de energia para atender à
As fontes ouvidas acreditam que as ordens executivas de Trump poderiam resolver o problema, pois novos projetos de geração energia precisam passar por estudos de impacto que demoram anos para serem concluídos. Enquanto isso, a infraestrutura atual está sobrecarregada, levando as empresas a buscarem fontes de energia alternativas.

“Dia de Ação da IA”
Ainda conforme a reportagem, o plano de ação de Trump para acelerar o desenvolvimento da IA nos EUA deve incluir colaborações do Conselho de Segurança Nacional. A previsão é que o documento seja apresentado no dia 23 de julho.
Essa data pode se tornar o “Dia de Ação da IA”, uma ideia da Casa Branca para chamar a atenção em relação às ordens executivas e demonstrar o compromisso do governo com a expansão do setor. Vale lembrar que o republicano tem priorizado a tecnologia desde o início do seu segundo mandato.
Comentando sobre a corrida da IA contra a China, Trump declarou uma emergência energética nacional em janeiro. Na ocasião, ele disse que trabalharia para remover os obstáculos regulatórios a todos os trabalhos necessários para aumentar a oferta de energia.
- Fique por dentro: Coreia do Sul terá maior data center do mundo por até R$ 200 bilhões
Isso inclui as exigências para a construção de novas usinas de energia nuclear e de gás, mineração de carvão, perfuração de poços de petróleo e gás e a extração de minerais críticos. O objetivo é transformar os EUA em “capital mundial da inteligência artificial”.
Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.