A Cloudflare começou a oferecer uma nova camada de proteção contra crawlers (rastreadores) de inteligência artificial (IA). Desde terça-feira (1°), administradores de sites hospedados pela empresa passaram a receber um aviso perguntando se desejam — ou não — permitir o acesso de bots automatizados que “escavam” conteúdos da web.
O objetivo é claro: dar mais controle aos donos de domínio e impedir que seus conteúdos sejam usados, sem autorização, no treinamento de modelos generativos. A novidade também inclui uma opção de monetização: o chamado pay per crawl, em que cada acesso por bots pode render compensação financeira ao site.
- Leia mais:
Enquanto isso, cabe às empresas de infraestrutura — como a Cloudflare — assumir um papel intermediário, equilibrando interesses de gigantes da IA e os direitos de criadores. Uma resposta rápida para um dilema que está longe de ser simples.
Quer saber mais sobre o impacto da inteligência artificial na web e como isso afeta seu conteúdo? Acompanhe as atualizações no TecMundo — estamos no X, Instagram, TikTok, YouTube e Facebook.