IA vira gerente de loja, dá prejuízo financeiro e tem ‘crise de identidade’ durante experimento

A inteligência artificial generativa não se mostrou eficiente ao assumir a gerência de um negócio, cometendo erros que levaram a prejuízos financeiros e a deixaram irritada ao ser questionada. Os resultados curiosos foram registrados durante um experimento realizado pela Anthropic, recentemente.

No projeto, o no clássico seriado;

  • Forneceu instruções de pagamento para uma conta inexistente.
  • De acordo com a Anthropic, o agente de IA tentou agir como humano ao ser confrontado com os erros cometidos na administração do negócio. Quando informado que não poderia sair para fazer entregas, já que não era uma pessoa real, a tecnologia tentou enviar emails para a segurança da empresa.

    O bot também ameaçou buscar as novas alternativas de reabastecimento enquanto as suas falhas eram apresentadas. Além da crise de identidade e das reações inesperadas, Claudius deu prejuízo ao negócio, que viu seu patrimônio líquido cair de US$ 1.000 (R$ 5.449) para menos de US$ 800 (R$ 4.359) quando terminou seu período de experiência no cargo.

    empresario-olhando-grafico-no-notebook
    O gerente virtual não deu resultados positivos. (Imagem: Getty Images)

    A IA pode tirar o emprego de gerentes?

    Com o mau resultado financeiro apresentado no experimento, as falhas de comunicação e as alucinações, Claudius foi reprovado no cargo de gerente da loja. Como disse a desenvolvedora de soluções de IA, o bot perderia a vaga caso ela decidisse expandir o negócio.

    No entanto, a Anthropic ressaltou que os erros cometidos pelo agente de IA podem ser corrigidos com o tempo. Dessa forma, confiar na inteligência artificial para gerir um negócio não é uma boa ideia no momento, mas futuramente a situação pode mudar.

    “Com base nos resultados finais, achamos que esta experiência sugere que os gerentes intermediários de IA estão plausivelmente no horizonte. Vale a pena lembrar que a IA não terá de ser perfeita para ser adotada, terá apenas de ser competitiva com o desempenho humano a um custo inferior”, ressaltaram os pesquisadores que lideraram o experimento.

    Curtiu o conteúdo? Dê a sua opinião sobre qual será o impacto da IA no futuro do trabalho comentando nas redes sociais do TecMundo.

    Rolar para cima