Rússia manipula dados de treinamento de IA com narrativas falsas, alertam especialistas

A Rússia estaria alimentando bots de IA com informações falsas sobre diferentes assuntos, influenciando debates sobre processos eleitorais, guerra da Ucrânia, imigração e outros temas controversos. A suspeita voltou a ganhar destaque na última semana, após uma reportagem da Wired citando uma campanha de manipulação iniciada em 2023.

Conhecida por nomes como “Operação Sobrecarga”, “Matryoshka” e “Tempestade-1679”, a campanha é baseada em um processo chamado “lavagem de informações”, que facilita a divulgação em massa de conteúdos favoráveis ao governo de Vladimir Putin. O método inclui o uso da Wikipedia na disseminação da desinformação.

Como funciona a “lavagem de informações”?

Segundo o The Washington Post, que também investigou a suposta manipulação das IAs pelo Kremlin, os conteúdos pró-Rússia são publicados primeiro em fontes oficiais do país, como a agência Tass. Em seguida, eles aparecem em sites independentes, que chegam a fazer milhares de publicações automatizadas por dia.

  • Lançada em 2014 e presente em dezenas de países, a rede de sites Pravda é apontada como uma das principais divulgadoras desses materiais;
  • Embora tenha uma baixa quantidade de visitantes humanos, a plataforma apresenta conteúdos otimizados para rastreadores, que varrem a web em busca de dados para alimentar modelos de linguagem;
  • Os materiais também são encontrados pelos bots com capacidade de

Para lidar com o problema, especialistas sugerem parcerias entre as empresas de IA e plataformas de verificação de fatos para confirmar a integridade das informações antes que elas sejam utilizadas na alimentação dos modelos de IA. Outra alternativa apontada é a regulamentação, tratada por algumas autoridades como “censura”.

Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo e não se esqueça de compartilhar as notícias com os amigos nas redes sociais.

Rolar para cima