Resumo
-
Apple pode apresentar o iPhone 17e no 1º semestre de 2026.
-
iPhone 16e foi lançado como versão mais simples e agradou consumidores.
-
Modelo impulsionou vendas da Apple no início de 2025.
Novas informações de bastidores indicam uma chance maior de a Apple apresentar o iPhone 17e no primeiro semestre de 2026. Segundo o site coreano The Elec, que acompanha a indústria do país, a BOE e a Samsung vão fornecer painéis OLED para o modelo, e a LG Display pode estar envolvida na produção.
Ainda de acordo com a publicação, este será o mesmo painel do iPhone 16e e do iPhone 14. Os dois modelos têm um recorte de “franjinha” na borda superior da tela, que abriga as câmeras usadas no Face ID. O iPhone 15 e os modelos posteriores contam com a Dynamic Island, corte em formato de pílula no display e recursos de sistema para exibir informações rápidas ao redor dele.
iPhone 16e pode ser a primeira de muitas mudanças
O iPhone 16e foi lançado em fevereiro de 2025 como uma alternativa mais acessível (ou menos cara, se você preferir) ao iPhone 16. Ele chegou ao mercado com preço sugerido de R$ 5.799 (no Brasil) e US$ 599 (nos EUA).
O modelo é mais simples, deixando de lado recursos como MagSafe e câmera ultrawide, mas oferece o chip A18, 8 GB de RAM e acesso aos recursos da Apple Intelligence.

Houve alguma surpresa com o nome do modelo, já que alguns rumores apontavam para um iPhone SE 4. A nova denominação, porém, pode ter inaugurado um novo modelo “fixo” na linha.
Desde fevereiro, circulam informações vazadas sobre o lançamento de um iPhone 17e no primeiro semestre de 2026. A Apple estaria fazendo os primeiros testes de fabricação, inclusive.
O analista de mercado Ming-Chi Kuo vai além e afirma que a empresa pode mudar seu cronograma de lançamentos a partir do iPhone 18. Os modelos Pro chegariam no segundo semestre de 2026, enquanto o modelo base e o modelo “e” ficariam para o primeiro semestre de 2027.
Versão menos cara teve impacto nas vendas
Números de mercado indicam que o iPhone 16e foi bem recebido: o modelo foi o sexto smartphone mais vendido no mundo em março de 2025, com bom desempenho comercial no México, no Reino Unido e no Japão, segundo a Counterpoint Research.
A consultoria acredita que o iPhone 16e deve superar os números globais do iPhone SE 2022 no primeiro ano de vendas. Segundo a empresa, o celular foi um dos motivos de a Apple ter alcançado a liderança em market share no primeiro trimestre de 2025, algo que nunca havia acontecido neste período do ano.