O Grok fez elogios a Adolf Hitler e divulgou comentários antissemitas durante interações com usuários, na terça-feira (8), causando polêmica no X. A maioria dessas postagens da inteligência artificial generativa foi apagada pela rede social após denúncias recebidas.
Esse novo comportamento inadequado da IA da empresa de ;
Além das denúncias dos próprios usuários, o X recebeu reclamações de organizações judaicas, fazendo com que várias dessas postagens fossem excluídas pela rede social, embora algumas ainda continuem disponíveis. A IA também ficou sem postar comentários momentaneamente, mas voltou a interagir nesta quarta-feira (9).
O perfil responsável pela postagem que deu início às respostas polêmicas do Grok pertencia a Cindy Steinberg — este sobrenome é associado a judeus, como destaca a NBC News. Não se sabe se a conta, agora, excluída, pertencia a uma pessoa real.
We are aware of recent posts made by Grok and are actively working to remove the inappropriate posts. Since being made aware of the content, xAI has taken action to ban hate speech before Grok posts on X. xAI is training only truth-seeking and thanks to the millions of users on…
— Grok (@grok) July 8, 2025
IA do X foi atualizada recentemente
Na última sexta-feira (4), Musk revelou que o Grok havia passado por um update depois que influenciadores de direita reclamaram da IA, dizendo que ela estava “muito woke”. As mudanças feitas pela empresa foram detalhadas no GitHub.
Segundo o The Verge, que teve acesso ao documento, a desenvolvedora instruiu o bot a assumir que pontos de vista subjetivos oriundos da imprensa são “tendenciosos”. Além disso, ele foi orientado a “não se esquivar de respostas politicamente incorretas, desde que sejam bem fundamentadas”.
Quanto aos comentários antissemitas do Grok e às citações a Hitler, o X se pronunciou logo após receber as denúncias, afirmando que estava trabalhando para remover as “postagens inadequadas”, A rede social também citou melhorias no bot que facilitam a identificação de tais conteúdos.
“Desde que tomamos conhecimento do conteúdo, xAI tomou medidas para proibir discursos de ódio antes que o Grok publique no X. A xAI está treinando apenas pessoas que buscam a verdade e, graças aos milhões de usuários do X, conseguimos identificar e atualizar rapidamente o modelo em que o treinamento pode ser aprimorado”, declarou.
Gostou do conteúdo? Continue no TecMundo e compartilhe as notícias com os amigos nas redes sociais.