Resumo
- A Warner Bros. Discovery voltou a usar o nome HBO Max para seu serviço de streaming, abandonando a marca Max.
- Aplicativos e site foram atualizados automaticamente, sem mudanças práticas para os assinantes.
- A alteração acontece em meio a uma reorganização interna que separa as operações de entretenimento das de esportes e notícias.
Após pouco mais de um ano como Max, a Warner Bros. Discovery oficializou nesta quarta-feira (09/07) o retorno do nome HBO Max. A decisão havia sido anunciada em maio e encerra uma das mudanças de marca mais criticadas da indústria do entretenimento nos últimos anos.
A transição global para a marca Max começou em maio de 2023 nos EUA e chegou ao Brasil em fevereiro de 2024. Agora, pouco mais de um ano depois, a empresa volta atrás.
A mudança já está visível para os usuários: os aplicativos para smartphones, smart TVs e o site oficial foram atualizados com a nova identidade visual e a volta do nome HBO Max. O endereço max.com também passou a redirecionar automaticamente para hbomax.com.
Mesmo app, outro nome

Diferente da transição anterior — que exigiu o download de um novo app — a volta da HBO Max não deve dar trabalho aos assinantes. A mudança está sendo feita por meio de uma atualização automática e não deve ter impacto prático para o público.
Além da volta da marca HBO no nome, o streaming também aposta em uma interface mais monocromática, alinhada ao visual clássico do canal de TV a cabo. Quando foi lançado em 2019, o serviço tinha uma paleta roxa e azul, que virou apenas azul no relançamento como Max em 2023.
A decisão de abandonar o nome HBO Max, em 2023, foi criticada desde o início. A proposta era fundir os catálogos do HBO Max e do Discovery+ sob uma nova marca mais abrangente, aumentando a sensação do público de estar acessando um “super streaming”, como a Netflix e Disney+.
No entanto, a remoção da marca HBO, sinônimo de prestígio e qualidade, sempre foi vista por analistas e até rivais como um erro estratégico. O rebrand chegou a ser comparado a grandes tropeços do marketing corporativo, como a “New Coke” da Coca-Cola nos anos 1980.
Reestruturação interna na Warner

A reestruturação da marca HBO Max acontece em meio a uma nova fase de reorganização da Warner Bros. Discovery. A companhia, formada em 2022 pela fusão da WarnerMedia com a Discovery, está passando por um processo interno que pode levar à divisão da empresa em duas frentes operacionais distintas.
Em uma das estruturas, ficarão concentradas a HBO e outros os estúdios de cinema e TV da Warner. A outra deve reunir marcas voltadas para esportes e notícias, como a rede de notícias CNN e os canais Discovery.
Com informações do The Verge
É oficial: Warner volta atrás e Max volta a se chamar HBO Max