A icônica, mas temível “Tela Azul da Morte” (BSOD, na sigla em inglês) começou a ser aposentada no Windows 11. A tela, que exibe mensagens de erro críticas no sistema operacional, continuará existindo, mas com fundo na cor preta. A mudança já começou a ser implementada pela Microsoft.
A “Tela Preta da Morte”, como pode ser chamada agora, faz parte dos novos recursos que compõem a compilação 26100.4762 do Windows 11 24H2 para participantes do programa de testes Windows Insider.
Essa atualização começou a ser liberada nesta semana no canal Release Preview. Esta consiste na última etapa antes da liberação do pacote na versão final do Windows 11. Isso significa que todos os usuários do sistema operacional verão a tela preta em um futuro próximo se algum problema crítico surgir em seu computador.
Tudo indica que o “liberou geral” irá ocorrer a partir de outubro de 2025, quando a Microsoft começará a disponibilizar a atualização 25H2 do Windows 11.
Na postagem sobre a compilação 26100.4762, a Microsoft descreve a Tela Preta da Morte da seguinte forma:
Uma interface mais simplificada aparece durante uma reinicialização inesperada. Esse design atualizado se alinha ao estilo visual do Windows 11 e ajuda você a retornar ao trabalho mais rapidamente.
A tela mostra um layout mais legível e mantém detalhes técnicos visíveis. Essa tela aparece em um fundo preto.

Por que a tela de erro do Windows 11 agora é preta?
A Microsoft confirmou a Tela Preta da Morte em junho de 2025. Aparentemente, essa é uma tentativa da companhia de simplificar e otimizar o tratamento de erros que interferem no funcionamento do Windows 11.
Além da mudança de azul para preto, a nova tela de erro adota uma tipografia mais simples, pode exibir mensagens mais curtas e deixa de mostra o QR code que, na clássica tela azul, permite ao usuário obter mais informações sobre o problema.
Eliminar o QR code até que faz sentido. Normalmente, esse recurso direciona para uma página com uma lista genérica de problemas que, como tal, pouco ajuda o usuário.
Já a mudança do fundo de azul para preto pode ser problemática. A tela que o Windows 11 exibe quando está sendo reinicializado após uma atualização também é preta, portanto, o usuário deverá ter cuidado para não confundir um update com uma mensagem de erro.