Testes feitos por usuários da rede social X com a inteligência artificial (IA) Grok indicam que, aparentemente, o chatbot agora consulta a opinião de Elon Musk antes de comentar certos assuntos considerados mais complicados. Uma série de postagens na própria plataforma indica que esse é um novo parâmetro da ferramenta.
A situação supostamente ocorre na Grok 4,
Até o momento, não há pronunciamentos sobre o caso do próprio Musk ou da x.AI. A rede social recentemente também trocou de CEO, com Linda Yaccarino deixando o cargo após dois anos e ainda sem uma pessoa no lugar.
O próprio Grok também acaba de passar por problemas: nos últimos dias, a IA passou a elogiar o ditador nazista Adolf Hitler, mudou o próprio nome para MechaHitler, fez observações antissemitas e incitou violência e discurso de ódio. A plataforma apagou as publicações e disse que corrigiu o modelo após um comportamento “inapropriado”.
Dias antes, Musk revelou que o Grok foi atualizado para “ficar significativamente melhor” ao ser perguntando sobre algumas coisas. A IA anteriormente recebeu críticas de usuários da extrema-direita por ser “woke”, até mesmo adotando uma postura mais progressista sobre certos tópicos.