Petabits por segundo: pesquisadores quebram recorde mundial de velocidade de internet no Japão

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Japão (NCIT) registraram um novo recorde mundial de velocidade de internet, alcançando a taxa de transmissão de dados de 1,02 petabits por segundo via cabos de

“Espera-se que a tecnologia recém-desenvolvida faça uma contribuição significativa tanto para a expansão da capacidade de comunicação quanto para a extensão de longo alcance da infraestrutura de comunicação óptica no futuro, quando a demanda por comunicação aumentar”, destacou a equipe do NCIT, em comunicado.

tabela-com-dados-de-testes-de-velocidade-de-internet
Evolução dos testes feitos pelos pesquisadores da entidade japonesa. (Imagem: NICT/Divulgação)

A velocidade recorde na prática

E se a nova velocidade recorde de internet já estivesse disponível agora, o que ela possibilitaria fazer? Navegando a 1,02 petabits por segundo, você conseguiria baixar todo o acervo do Internet Archive em quatro minutos, organização sem fins lucrativos que funciona como uma espécie de máquina do tempo da web, preservando capturas de tela de páginas.

Além disso, seria possível baixar catálogos inteiros de plataformas de streaming de áudio e vídeo em segundos ou transferir seus jogos preferidos para o console ou PC em frações de segundos, de acordo com cálculos do Live Science. Essa altíssima velocidade também traria melhorias para as soluções de IA e internet das coisas, entre outras áreas.

No entanto, a conectividade com transmissão petabit ainda é experimental e acessada em condições específicas, não havendo previsão de se e quando esse tipo de solução vai estar disponível para o público em geral.

O que você faria se tivesse uma conexão de internet com velocidade de 1,02 petabits por segundo? Comente nas redes sociais do TecMundo.

Rolar para cima