Google adiciona resumos de notícias gerados por IA ao Discover

Resumo
  • O Google Discover agora exibe resumos gerados por IA, começando com um lançamento gradual nos Estados Unidos.
  • O recurso inclui um resumo de três linhas com um link “Leia mais”, que revela o texto completo em seis linhas.
  • A iniciativa visa resumir notícias, inicialmente focando em esportes e entretenimento.

O Google Discover, seção de notícias presente no app de buscas para Android e iOS, vai passar a exibir um resumo gerado por inteligência artificial logo acima do link para o artigo. A empresa confirmou o lançamento nos Estados Unidos, com liberação gradual para os usuários do país.

Como explica o Verge, o novo design do Discover apresenta um resumo de três linhas, com um link “Leia mais”, que libera o resto do texto — em média, são seis linhas. O Google também coloca um aviso de que pode haver erros, já que se trata de um resumo gerado por IA.

No canto esquerdo superior do card, há ícones dos sites que serviram de fonte para a criação do resumo. Ao tocar ali, aparece uma página com links. Logo abaixo do resumo, ficam a imagem e o título do principal artigo sobre a notícia.

O recurso está sendo liberado para alguns usuários dos Estados Unidos. Em resposta ao TechCrunch, o Google confirmou o lançamento, destacando que não se trata de um teste, e sim de uma liberação gradual. Inicialmente, notícias sobre esportes e entretenimento serão o foco da ferramenta.

Google quer usar IA para resumir tudo

Em junho, o NiemanLab, site especializado em jornalismo digital, reportou que o Google Discover passou a exibir bullet points (aquelas listas com um pontinho no começo) para alguns usuários. Eles ficam logo abaixo dos links, com as informações principais das notícias. Além disso, artigos que tratam de um mesmo assunto passaram a ser agrupados.

Além disso, a big tech colocou IA na busca, com respostas em texto geradas automaticamente, e pretende transformar este conteúdo em áudio futuramente — são as AI Overviews e Audio Overviews.

Em alguns países, a companhia já oferece o AI Mode, que promete entender pedidos complexos e acessar informações em tempo real para dar respostas ao usuário.

Sites temem queda de audiência

Do lado dos sites jornalísticos, existe o temor de que estas novas ferramentas (assim como chatbots como o ChatGPT) derrubem a audiência, já que as ferramentas de IA usam as informações para criar resumos e respostas, ao mesmo tempo que desencorajam a visita aos links usados como fontes.

Nilay Patel, editor-chefe do Verge, inventou até um termo para isso: “Google Zero”, uma situação em que o buscador deixa de direcionar leitores para um determinado site e inviabiliza a continuidade do negócio.

Ironicamente, o próprio Google pode ser afetado com isso, já que depende do conteúdo produzido nos sites para alimentar sua IA e dar respostas para os usuários.

Com informações do Verge e do TechCrunch

Google adiciona resumos de notícias gerados por IA ao Discover

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima