O que é linguagem de programação? Conheça as mais usadas no desenvolvimento de software

As linguagens de programação são um conjunto de códigos que permitem a comunicação entre ser humano e máquina. Dessa forma, é possível escrever códigos em diferentes linguagens para que os computadores executem tarefas de acordo com o objetivo de um projeto, seja o desenvolvimento de um aplicativo, software ou página web.

A história das linguagens de programação teve início com Ada Lovelace, na década de 1840. Com a evolução da tecnologia, diversas linguagens foram criadas para diferentes usos, como o COBOL, Python, C# e Java, por exemplo.

Confira a seguir, para que serve uma linguagem de programação, como funciona e quais são as mais usadas no mundo.

O que é uma linguagem de programação?

Linguagem de programação é um conjunto de códigos e instruções padronizadas que podem ser interpretadas por computadores, permitindo a criação de novos softwares, aplicativos e algoritmos.

Qual é a história das linguagens de programação?

A história das linguagens de programação teve início na década de 1840, com Ada Lovelace, matemática e engenheira da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

A britânica foi a primeira a criar um algoritmo que pôde ser processado pela máquina analítica de Charles Babbage, na criação de uma calculadora mecânica programável, que, no entanto, nunca foi construída. A linguagem de programação ADA recebeu este nome em homenagem à cientista britânica.

A linguagem de programação Plankalkül foi uma das primeiras a serem desenvolvidas para computadores. Entre 1942 e 1946, Konrad Zuse criou programas de ordenação, análise sintática e de busca em grafos. No entanto, a linguagem não conseguiu ter influência na criação de outras por conta da sua dificuldade de programação.

Dessa forma, na década de 50, outras três linguagens surgiram: FORTRAN, LISP e COBOL. A linguagem FORTRAN foi desenvolvida por John Backus, da IBM, tornando-se popular na computação científica com o passar dos anos.

Já a linguagem de programação LISP foi inventada por John McCarthy e se destacou pela flexibilidade e estrutura simbólica para os padrões da época, sendo muito utilizada no ramo da pesquisa acadêmica e até mesmo em inteligência artificial.

O COBOL também foi uma linguagem de programação de sucesso nos anos 1950. Grace Hopper desenvolveu a linguagem Flow-Matic, que serviu como base para a criação do COBOL, tendo ampla aceitação comercial usada para o processamento de banco de dados.

Nos anos seguintes, com a evolução da tecnologia da informação e comunicação, diferentes linguagens de programação surgiram para diversos tipos de usos e com características únicas. Confira na linha do tempo abaixo:

Para que serve uma linguagem de programação?

Uma linguagem de programação serve para que os humanos consigam se comunicar com as máquinas — como computadores — no desenvolvimento de software, apps e outras tecnologias.

É por meio das linguagens de programação que os programadores solicitam a realização de tarefas que podem ser simples ou complexas, como contas matemáticas ou o processamento e armazenamento de dados.

Aplicativos para celular, jogos de videogame e dispositivos inteligentes são alguns exemplos de produtos criados com linguagens de programação.

Como funciona uma linguagem de programação?

O funcionamento das linguagens de programação é feito por meio de códigos e regras específicas para cada tipo de linguagem, dependendo também do objetivo do desenvolvedor. Existem diversas linguagens e cada uma tem sua particularidade.

Como um computador entende o sistema binário, cabe às linguagens de programação criarem uma ponte entre ser humano e máquina.

Assim, os desenvolvedores são capazes de escrever uma série de passos até o objetivo final — seja a criação de um site ou aplicativo, por exemplo — para que a linguagem consiga compilar essas informações e a máquina possa interpretá-las.

Os compiladores são os responsáveis por transformar o código-fonte de linguagem de programação em código de máquina. Enquanto que o interpretador faz a leitura das linhas de código e as executa.

Quais são os tipos de linguagem de programação?

As linguagens de programação podem ser divididas nos seguintes tipos:

  • Linguagem de baixo nível: as linguagens de programação de baixo nível são as que estão mais próximas do entendimento da máquina do que dos seres humanos. É usada quando o desenvolvedor precisa ter controle maior sobre o hardware. Linguagem de máquina e Assembly são alguns exemplos de linguagem de baixo nível.
  • Linguagem de alto nível: linguagens de programação que estão mais próximas dos seres humanos. São mais fáceis de usar e automatizar em comparação com as linguagens de baixo nível. Python e JavaScript são exemplos de linguagens de alto nível.

Ou seja, os tipos de linguagem de programação variam de acordo com o nível de abstração. Quanto mais fácil for o entendimento dos humanos, de mais alto nível a linguagem é.

Dessa forma, a linguagem binária é a de mais baixo nível entre todas as existentes, já que se trata da de maior entendimento de uma máquina.

Quais são as linguagens de programação mais usadas?

As linguagens de programação mais usadas do mundo são as seguintes, de acordo com o GitHub:

  • Python: Python é uma linguagem de programação de alto nível e orientada a objetos. É caracterizada pela facilidade de aprendizado e também pelo alto uso no desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial;
  • JavaScript: O JavaScript é uma linguagem de programação leve que oferece suporte a todos os navegadores web. Assim, é utilizada na elaboração de páginas interativas, por exemplo.
  • TypeScript: TypeScript é um superconjunto de JavaScript. Ou seja, um conjunto de ferramentas e formas mais eficientes de escrever código JavaScript, adicionando recursos que não estão presentes de maneira nativa na linguagem;
  • Java: Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que permite a execução em diferentes dispositivos, tornando-se popular em sites, videogames e aplicativos para celular;
  • C#: é uma linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft. O C# é amplamente utilizado no desenvolvimento de softwares por conta da sua versatilidade e segurança;
  • C++: O C++ é uma linguagem de programação que adicionou recursos à tradicional linguagem C. É usada no desenvolvimento de softwares, aplicativos, jogos, entre outros;
  • PHP: O PHP é uma linguagem de programação voltada originalmente para desenvolvimento de sites e aplicações web. É uma das mais populares do mundo por conta da sua facilidade de aprendizado;
  • Shell: linguagem de programação voltada para o desenvolvimento em GNU/Linux. Com o Shell Script, é possível simplificar tarefas repetitivas e automatizar processos;
  • C: linguagem de programação compilada considerada de baixo nível. Tem propósito geral, sendo uma das mais usadas no mundo;
  • SQL: o SQL é uma linguagem de programação usada no desenvolvimento, gerenciamento e manipulação de banco de dados.

Qual é a diferença entre linguagem de programação de alto e baixo nível?

Uma linguagem de programação de alto nível é aquela no qual está mais próxima do entendimento de um ser humano do que de uma máquina. São linguagens que oferecem um conforto maior no desenvolvimento de software por serem mais fáceis de entender e executar pelos desenvolvedores.

Já as linguagens de programação de baixo nível são aquelas que estão mais próximas do entendimento de uma máquina, como a linguagem binária (0 ou 1). São mais difíceis de serem entendidas por usuários leigos e possibilitam controlar o hardware de um dispositivo de forma mais prática.

Qual é a diferença entre linguagem de programação compilada e interpretada?

Uma linguagem de programação compilada é a responsável por transformar o código-fonte em sistema binário para que uma máquina consiga entender o que está sendo solicitado. Só após a compilação um executável é gerado, permitindo que os comandos sejam executados pelo sistema operacional. Exemplos de linguagens compiladas: C e C++.

Já as linguagens de programação interpretadas são capazes de fazer a leitura do código e executá-las em tempo real. Ou seja, não é necessário compilar os códigos antes da execução. Exemplos de linguagens interpretadas incluem: Python, JavaScript e PHP.

Qual é a diferença entre linguagem de programação e de marcação?

Uma linguagem de programação é um conjunto de códigos padronizados que permite a comunicação entre ser humano e máquina. Dessa forma, é possível desenvolver softwares, aplicativos e diversas outras tecnologias.

já uma linguagem de marcação é um conjunto de códigos que pode ser aplicado a um texto para definir estruturas, ou aparência de páginas e documentos. As linguagens de marcação são utilizadas em conjunto com as linguagens de programação no desenvolvimento de páginas web, por exemplo.

O que é linguagem de programação? Conheça as mais usadas no desenvolvimento de software

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima