Resumo
- O site 12ft.io, usado para burlar paywalls, foi derrubado após ação da News/Media Alliance, que representa cerca de 2.000 veículos de mídia.
- O serviço fingia ser um rastreador de buscas para acessar a versão em cache de uma página.
- A entidade classificou o método como ilegal e prometeu agir contra outras ferramentas do mesmo tipo.
O site 12ft.io, uma das ferramentas mais populares para contornar paywalls de sites na internet, saiu do ar nesta semana. O aparente “fim” do site foi resultado de uma ação movida pela News/Media Alliance, associação que representa os interesses de cerca de 2.000 veículos de imprensa.
A organização, que tem entre seus membros gigantes da mídia global como The New York Times, The Guardian e Bloomberg, confirmou em um comunicado oficial que seus esforços levaram o provedor de hospedagem a bloquear o site na última segunda-feira (14/07).
Usuários do Reddit já relatavam falhas de conexão há pelo menos dois dias. Inicialmente, o serviço exibia erros ao tentar desbloquear matérias. Agora, o site sequer carrega a interface.
Pressão contra bloqueadores de paywall
A queda do 12ft.io é mais um capítulo na batalha dos veículos de imprensa por maior rentabilidade. Criticados por parte do público, os paywalls surgiram como alternativa à dependência da receita publicitária e, por consequência, do Google.
Muitos portais já haviam adotado medidas técnicas para barrar serviços como o do 12ft, bloqueando scripts usados para renderizar páginas sem restrições. No Brasil, porém, essas ferramentas ainda contornam com facilidade os paywalls de grandes jornais.
A aliança de veículos de mídia classificou a tecnologia como “ilegal” e prometeu tomar “ações similares” contra outras ferramentas do tipo. Em paralelo, questões financeiras e de copyright também são motivos de conflitos entre a imprensa e empresas de inteligência artificial, acusadas de explorar seus conteúdos jornalísticos sem autorização.
Para Danielle Coffey, presidente e CEO da News/Media Alliance, a iniciativa é uma vitória para a sustentabilidade do jornalismo. “As editoras investem recursos significativos para criar o melhor e mais informativo conteúdo para os consumidores”, afirmou em nota. “Ferramentas ilegais como o 12ft.io minam sua capacidade de financiar esse trabalho”.
Como o 12ft funcionava?
A ferramenta, conhecida como 12 Foot Ladder (“Escada de 12 pés”), se disfarçava de rastreador de buscas, como o do Google, para acessar e exibir a versão em cache de uma página. Para o usuário, era só colar o link da matéria original e aguardar o carregamento do texto.
Thomas Millar, engenheiro de software que criou a ferramenta, afirmou que a ideia surgiu durante a pandemia, ao perceber que a maioria dos links em suas pesquisas levava a conteúdos bloqueados por paywall.
Em 2022, o próprio criador do 12ft.io passou a solicitar assinaturas para ajudar a cobrir os custos de manutenção da ferramenta, que, segundo ele, tinha como missão “limpar a web”. Na mesma época, outra popular solução anti-paywall, o Outline, deixou de existir.
Com informações do The Verge