Resumo
- Versão beta do WhatsApp para Windows adota web wrapper no lugar do app nativo.
- Web wrapper consome cerca de 30% mais RAM e compromete desempenho.
- Versão baseada no navegador costuma ter acesso antecipado a funções ligadas a canais e comunidades.
A Meta pode substituir o WhatsApp nativo do Windows por um web wrapper, ou seja, um programa que apenas carrega o WhatsApp Web. A versão beta mais recente do mensageiro já coloca em prática essa troca.
O WhatsApp para Windows foi lançado em agosto de 2022, com opção de download pela Microsoft Store e promessa de melhor desempenho. Caso a mudança se confirme, justamente a performance seria uma das principais sacrificadas.
Mais processos e mais RAM
O novo app pode desagradar alguns usuários, principalmente no que diz respeito ao desempenho. Como nota o Windows Latest, o web wrapper é mais lento e usa cerca de 30% mais RAM que a versão nativa. Ele usa o WebView2, motor de renderização do Microsoft Edge baseado no Chromium.
O Windows Latest recorreu ao Gerenciador de Tarefas do Windows e descobriu que o novo WhatsApp roda os mesmos helpers do navegador, como são chamados os processos auxiliares dedicados a gráficos, controle de rede e armazenamento. Com isso, o uso de memória acaba sendo maior.

Outra desvantagem está na experiência: o app nativo do WhatsApp para Windows tem uma interface com elementos gráficos mais próximos aos do sistema, enquanto o web wrapper tem uma carinha mais “genérica”.
Mais recursos em canais, status e comunidades
Por outro lado, o WhatsApp Web costuma receber recursos antes das versões de desktop (para Windows e macOS), o que significa que o novo beta tem acesso aos canais e mais funções para status e comunidades.
Essa pode ser uma vantagem da migração para o web wrapper: a equipe responsável pelo desenvolvimento das versões para desktop poderá concentrar seus esforços no WhatsApp Web, implementando recursos com mais rapidez, já que não seria mais necessário adaptar as ferramentas a plataformas distintas.
Por enquanto, não se sabe qual é o futuro do WhatsApp para macOS: até o momento, não foi vista nenhuma versão de teste com web wrapper.
Curiosamente, o possível fim do WhatsApp para Windows ocorreria poucos meses depois de outra plataforma passar a contar com um app nativo: em maio de 2025, a Meta lançou o WhatsApp para iPad, uma velha demanda dos usuários do tablet da Apple.
Com informações do Windows Latest e do Verge