LibreOffice acusa Microsoft de tornar arquivos complexos demais para ‘prender’ usuários

A The Document Foundation, mantenedora do LibreOffice, acusou a Microsoft de tornar propositalmente complexos seus formatos de arquivos proprietários para dificultar a migração de usuários para outras plataformas. O protesto foi publicado na última sexta-feira (18), assinado por Italo Vignoli, um dos membros fundadores da instituição sem fins lucrativos.

Segundo Vignoli — conhecido defensor do software livre — a complexidade excessiva dos formatos da Microsoft é usada como uma “tática de fidelização forçada ao fornecedor”.

  • Leia mais:

Para Vignoli, esse poder desproporcional da Microsoft só se mantém graças à inércia de governos e instituições internacionais. Ele conclui: “Se você desenvolve ou está escolhendo um sistema baseado em XML, lembre-se de que a complexidade aprisiona, enquanto a simplicidade e a clareza libertam.”

As afirmações de Vignoli não surtem efeito imediato, mas podem gerar ondas no longo prazo, especialmente em disputas judiciais. Quer saber onde isso vai dar? Fique ligado no TecMundo!
 

Rolar para cima