Assinatura digital do Gov.br cresce 90% no primeiro semestre de 2025

A adoção da assinatura digital oferecida pela plataforma Gov.br vem ganhando força entre os brasileiros. No primeiro semestre de 2025, o recurso foi utilizado mais de 95 milhões de vezes, o que representa um salto de 90% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas cerca de 50 milhões de assinaturas.

A ferramenta foi desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em colaboração com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A proposta é facilitar a formalização de documentos com validade legal, sem a necessidade de papel ou deslocamento.

Por que a assinatura Gov.br está sendo tão utilizada?

Uma das principais vantagens da ferramenta é a praticidade. O recurso pode ser acessado diretamente pelo celular ou computador, em qualquer lugar. Além disso, os documentos assinados por meio da plataforma têm validade jurídica, conforme previsto na legislação brasileira.

Classificada como assinatura avançada, a solução garante a autenticidade do signatário e permite identificar alterações no conteúdo após o processo de assinatura.

Como usar a assinatura digital do Gov.br?

Para utilizar a assinatura eletrônica, o cidadão precisa ter uma conta nível Prata ou Ouro. O Prata pode ser obtido por meio de reconhecimento facial, usando a CNH ou pela validação de dados junto a bancos credenciados. Já o Ouro exige reconhecimento facial baseado no cadastro da Justiça Eleitoral, uso do QR Code da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou posse de um Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.

Com a conta ativa, o usuário pode acessar a plataforma do governo federal, escolher o serviço de assinatura e seguir o passo a passo para carregar o documento e aplicar sua assinatura digital. Todo o processo é feito online e em poucos minutos.

  • Computador: acesse o site Assinador de Documentos, hospedado no Gov.br, para realizar as etapas.
  • Celular: abra o aplicativo Gov.br (Android e iPhone), faça o login e toque na opção “Assinar documentos digitalmente”, disponível já na primeira tela.

Atualmente, o Gov.br concentra mais de 4,5 mil serviços digitais federais e outros milhares em níveis estaduais e municipais. Entre os serviços mais acessados estão o Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, Enem, Fies, Meu SUS Digital e a Carteira Digital de Trânsito. A busca por serviços pode ser personalizada conforme o perfil do usuário, como trabalhador, empreendedor ou estudante.

Com informações do Governo Federal

Assinatura digital do Gov.br cresce 90% no primeiro semestre de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima