Resumo
- O Oppo A5 5G foi certificado e homologado pela Anatel e já pode ser vendido no Brasil.
- O celular possui chip MediaTek Dimensity 6300, tela de 6,67 polegadas de 120 Hz e bateria de 6.000 mAh com carregador de 45 W.
- Ainda não há informações sobre preço e data de lançamento no mercado nacional.
A Anatel certificou mais um aparelho da Oppo no Brasil. Desta vez, a empresa chinesa prepara o lançamento do Oppo A5 5G, identificado pelo código CPH2735, lançado globalmente em maio deste ano.
A certificação obtida pelo Tecnoblog, solicitada pela OBR Tecnologia Ltda., que representa a Oppo no país, libera o celular para a venda em território nacional. Este é o quarto modelo da linha A5 a receber certificação da Anatel neste ano, após os modelos A5 (versão 4G), A5m e A5x, homologados em maio.

Pequenas mudanças nas especificações
As principais diferenças entre as versões 4G e 5G do Oppo A5 estão no processador e na tela. Enquanto a versão passada utiliza um processador Snapdragon 6s 4G Gen 1 da Qualcomm, o novo A5 5G, em sua versão global, equipa o chipset MediaTek Dimensity 6300, processador octa-core de 6 nanômetros. A certificação da Anatel confirma a compatibilidade do aparelho com a faixa de 3,5 GHz (n78), a principal do 5G por aqui.
Outra melhoria está na tela. O aparelho mantém o painel LCD de 6,67 polegadas com resolução HD+ (1604 x 720 pixels) do Oppo A5 4G, mas conta com uma taxa de atualização superior, de 120 Hz, que traz uma sensação de maior fluidez. O modelo anterior fica limitado a 90 Hz.
A câmera frontal também recebeu um pequeno upgrade, subindo de 5 MP para 8 MP na versão com 5G, mas mantém a mesma configuração do conjunto traseiro, formado por um sensor principal de 50 MP e um monocromático de 2 MP.

A versão global do A5 5G tem três configurações de memória e armazenamento: 4 GB + 128 GB, 6 GB + 128 GB e 8 GB + 256 GB, com possibilidade de expansão com cartão de memória.
Entretanto, até o momento, a Oppo não anunciou qual versão chegará ao Brasil — lembrando que, apesar de possuir quatro versões, o A5 foi lançado por aqui em apenas uma: 256 GB de armazenamento com 6 GB de RAM.
Em conectividade, além do 5G, o aparelho conta com o Wi-Fi 5 e Bluetooth 5.4, conforme consta nos documentos da agência. A bateria de 6.000 mAh vem acompanhada de um carregador de 45 W, o mesmo dos demais modelos da linha, e promete 50% de carga em 37 minutos.
Quando chega?
Com a certificação, a Oppo já tem aprovação da Anatel para lançar seu produto oficialmente no Brasil, mas a marca ainda não fez um anúncio oficial com data de lançamento, preços e especificações da versão nacional. Vale pontuar que outros aparelhos da linha A5, como o A5m e A5x, homologados antes, ainda não chegaram às lojas.
Já o modelo A5 Pro 5G recebeu a certificação da Anatel em dezembro de 2024, junto ao lançamento chinês, mas ficou disponível apenas no início de junho de 2025, mais de seis meses depois, após chegar à Europa.
Com informações da Oppo
Oppo A5 5G recebe certificação da Anatel e já pode ser lançado no Brasil