Se as expectativas tivessem sido correspondidas, a essa altura, a Nvidia já teria anunciado a sua primeira CPU para o segmento de PCs com Windows. Mas tudo indica que o projeto atrasou e, no melhor dos cenários, a companhia só irá anunciar o tal chip no primeiro trimestre de 2026.
O processador em questão tem codinome N1X e, se os rumores estiverem corretos,está sendo desenvolvido em parceria com a MediaTek. Não seria um acordo inédito: ambas as companhias trabalharam juntas no GB10, chip que comanda o supercomputador de IA Nvidia Project Digits.
Os primeiros burburinhos davam conta de que o N1X seria apresentado no primeiro trimestre de 2025. Além dele, Nvidia e MediaTek estariam trabalhando em um chip um pouco mais simples batizado de N1.
Nenhum dos chips apareceu no início do ano, muito menos em maio, quando a Computex 2025 foi realizada. Na época do evento, havia expectativa de que o anúncio oficial ocorresse até o último trimestre do ano. Agora, a previsão é a de que o lançamento seja feito no primeiro trimestre de 2026.

Por que a CPU da Nvidia para PCs atrasou?
De acordo com o DigiTimes, uma combinação de fatores pesou para que Nvidia e MediaTek adiassem a apresentação do N1X. Um deles seria um suposto atraso da Microsoft em tornar chips de arquitetura Arm ainda mais otimizados para lidar com tarefas de inteligência artificial no Windows 11.
Outro fator seria a identificação de defeitos no silício dos primeiros chips N1X que, como tal, exigiram uma revisão do projeto.
Um terceiro fator envolve o mercado: aparentemente, o N1X seria direcionado principalmente ao segmento corporativo, que tem adotado uma postura mais cautelosa em relação a gastos por conta das atuais condições econômicas globais, e isso estaria causando um enfraquecimento das vendas de notebooks.
Mas pode não demorar para o cenário ficar mais favorável ao mercado de PCs e, com efeito, para a Nvidia. Isso porque o suporte ao Windows 10 será encerrado pela Microsoft em 14 de outubro de 2025 e, com isso, as organizações deverão pôr em prática um plano para a renovação de seu parque de máquinas.