Se você está procurando uma solução para autenticação de dois fatores (2FA) e não quer recorrer às ferramentas das big techs, o Proton Authenticator pode te agradar. A novidade é um aplicativo gratuito e disponível para várias plataformas.
Em relação às soluções de big techs, como Google Authenticator e Microsoft Authenticator, a Proton destaca que a sua solução não exibe anúncios ou faz rastreamento de dados do usuário, tem código-fonte aberto e, além do Android e do iOS, também tem versões para Windows, macOS e Linux.
Os códigos 2FA podem ser sincronizados entre todos os dispositivos do usuário com criptografia ponta a ponta, bem como podem ser exportados para outras ferramentas do tipo. Para a sincronização, o usuário pode recorrer tanto a uma conta Proton quanto fazer isso via iCloud.
O que é curioso neste lançamento é que a Proton já tinha uma solução do tipo. O Proton Pass, como é chamado, é um gerenciador de senhas que também tem uma função que lida com códigos para autenticação de dois fatores.
A própria Proton explica as indicações de cada ferramenta:
- Para conveniência: o Proton Pass permite que você preencha automaticamente seus códigos de autenticação de dois fatores com suas senhas, tornando os logins mais rápidos e fáceis;
- Para segurança avançada: o Proton Authenticator gera seus códigos 2FA em um aplicativo separado e criptografado de ponta a ponta. Isso adiciona uma camada extra de segurança e protege contra ataques sofisticados. Ele também oferece um aplicativo independente que você pode usar para configurar a autenticação de dois fatores em sua conta Proton.

Como baixar o Proton Authenticator?
Links para download do Proton Authenticator estão disponíveis no site oficial. Relembrando, a ferramenta é gratuita.
Um detalhe interessante é que a Proton faz questão de destacar que a sua solução tem código-fonte aberto e, portanto, pode ter a sua segurança checada por qualquer pessoa habilitada para isso.
Esse tipo de preocupação ganhou força depois que um engenheiro de software descobriu que suas credenciais de login estavam vulneráveis por causa de um malware escondido em seu gerenciador de senhas. O assunto foi abordado no Tecnocast 377 — Quem gerencia o gerenciador de senhas?. Episódio imperdível!
Proton lança app de autenticação em dois fatores gratuito e aberto