Resumo
- Nvidia lançou um novo driver Game Ready que continuará amplia o suporte para Windows 10 até 2026.
- Após essa data, os usuários receberão apenas atualizações essenciais, sem melhorias específicas de desempenho para títulos futuros.
- Já o Windows 10 terá suporte de segurança reduzido após 14 de outubro de 2025, quando será oficialmente descontinuado.
A Nvidia lançou nesta quinta-feira (31/07) um novo driver Game Ready para placas GeForce, que amplia o suporte ao Windows 10 até 2026. Mesmo após a descontinuação do sistema, prevista para 14 de outubro, a empresa continuará liberando atualizações, garantindo otimizações em novos jogos.
A notícia é um alívio para os jogadores que ainda não migraram para o Windows 11. Segundo a Nvidia, a medida visa atender à demanda de sua base de usuários e assegurar que o desempenho gráfico permaneça otimizado para os títulos mais recentes.
Além de uma série de correções gerais, a novidade também resolve bugs específicos de alguns jogos, como falhas de VSYNC no Cyberpunk 2077, pequenos artefatos na tela em StarCraft e problemas gerais de estabilidade no EA Sports FC 25. O novo driver pode ser baixado no site da Nvidia.
O que muda para usuários do Windows 10?

O lançamento de novos drivers Nvidia para o Windows 10 está garantido até outubro de 2026. Após essa data, o suporte para o sistema será reduzido, mantendo atualizações essenciais para garantir a funcionalidade básica e correções críticas de segurança, mas sem otimizações para games.
No entanto, é importante lembrar que o suporte técnico e de segurança gratuito do próprio Windows 10 se encerrará em 14 de outubro de 2025. Depois disso, os usuários, mesmo com drivers Nvidia atualizados, estarão mais vulneráveis a ameaças de segurança e a possíveis problemas de compatibilidade com softwares que dependam de um sistema operacional mais recente.
A Microsoft até oferece um programa pago de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU) que pode prolongar a vida do Windows 10 por mais dois anos, até outubro de 2028, mas essas atualizações são estritamente para segurança e não incluem novas funcionalidades.
Para usuários domésticos, a empresa disponibilizou recentemente algumas formas de obter o primeiro ano do ESU sem custo.
Mesmo padrão do Windows 11

A Nvidia garante que as atualizações de drivers para o Windows 10 seguirão o mesmo cronograma e padrão de qualidade dos drivers lançados para o Windows 11. Isso significa que o sistema mais antigo continuará recebendo correções de bugs, melhorias de desempenho e otimizações específicas para jogos recém-lançados até outubro de 2026.
A transição para o Windows 11 (ou outra versão futura do sistema da Microsoft), então, se tornará uma etapa recomendável para manter o suporte completo e a melhor experiência de jogo possível com as placas de vídeo da Nvidia.
Essa decisão oferece um período maior para a transição do sistema, já que muitos usuários ainda preferem o Windows 10 por compatibilidade, familiaridade ou limitações de hardware, que pode não atender aos requisitos mínimos do Windows 11.
Para esse público, o suporte contínuo deve garantir o melhor desempenho em jogos. Vale lembrar que, tradicionalmente, a Nvidia mantém uma compatibilidade prolongada com seus produtos.
Lançado em 2015, o Windows 10 ainda opera em uma porção considerável dos computadores gamers, segundo dados da Steam, mesmo após a chegada do Windows 11 em 2021.
Com informações do The Verge