Resumo
- Andy Jassy, CEO da Amazon, pretende integrar anúncios à Alexa+ usando IA para sugerir produtos durante conversas com os usuários.
- Hoje, a Alexa exibe propagandas mais discretas, como banners no Echo Show ou entre músicas.
- Em 2025, a publicidade rendeu à Amazon um aumento de 22% na receita no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
- A Alexa+ foi anunciada em fevereiro e ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.
A Amazon pode transformar a Alexa em uma vitrine de anúncios. Segundo o CEO da empresa, Andy Jassy, há planos para incluir publicidade em conversas com a Alexa+, versão da assistente turbinada com IA generativa.
Durante a conferência de resultados da Amazon nessa quinta-feira (31/07), Jassy disse que a publicidade terá um papel importante “tanto na descoberta de novos produtos quanto como alavanca para gerar receita”.
“As pessoas estão empolgadas com os dispositivos que podem comprar da gente com a Alexa+ integrada. Elas compram muito [com a Alexa+]; é uma experiência de compra agradável que vai melhorar cada vez mais”.
Andy Jassy, CEO da Amazon
Como funcionaria?

Hoje, a Alexa exibe propaganda de forma limitada, com banners no Echo Show ou anúncios pré-gravados entre músicas.
A proposta com a Alexa+ seria mais ambiciosa: inserir anúncios personalizados para cada usuário em conversas multietapas, com a IA sugerindo produtos durante a interação.
A versão Plus da Alexa foi anunciada no final de fevereiro, mas ainda não tem data para chegar ao Brasil.
A receita de publicidade da Amazon cresceu 22% no segundo trimestre em relação ao mesmo período de 2024. Como noticiamos no Tecnoblog, a empresa também passou a exibir anúncios em filmes e séries no Prime Video. No Brasil, a nova política começou a valer em 2 de abril, com a opção de manter o conteúdo sem propaganda por R$ 10 a mais na assinatura mensal.
Apesar da possibilidade de aumentar ainda mais essa receita, não está claro como isso seria feito com a Alexa+. Como observa o TechCrunch, a versão aprimorada da assistente sofre com recursos incompletos e o ritmo de lançamento está abaixo do esperado.
A nova versão da Alexa faz parte do Amazon Prime, mas também pode ser contratada à parte por US$ 19,99 mensais. Jassy sugeriu na conferência que novos planos de assinatura poderão surgir, com uma possível versão sem anúncios.
Com informações do TechCrunch