Em alta na Netflix, a série colombina Delírio tem chamado a atenção por sua estrutura não linear e temas sensíveis. Em oito episódios, ela mostra a jornada de um professor que tenta entender o estado mental lastimável de sua esposa — e no processo descobre verdades chocantes sobre seu passado.
Situada principalmente durante os anos 1980, a produção também traz alguns elementos políticos e muitas reviravoltas que desafiam a lógica. Mas será que essa história intrigante pode ter algumas ligações com a realidade, ou tudo o que vemos no streaming não passa do fruto da imaginação?
Delírio é baseado em uma história real?
Apesar de tratar de temas bastante contundentes do mundo real, Delírio não é uma história baseada em eventos que realmente aconteceram. A trama é uma adaptação do livro de mesmo nome publicado em 2004, escrito pela autora Laura Restrepo, que recebeu uma edição brasileira pela Companhia das Letras.
- A obra tem como principal tema o fato de que é difícil permanecer sano em um lugar que é insano;
- A história é contada sobre o ponto de vista do marido de Agustina, que volta de uma viagem de negócios e a encontra em um estado grave;
- Elementos do mundo real estão presentes no livro original, como um suposto caso romântico de Agustina com o criminoso Pablo Escobar.
Alternando entre a década de 1980 e o ano de 2024, Delírio é bem-sucedida em mostrar como estruturas familiares e traumas ajudam a moldar uma pessoa. A produção original da Netflix também sabe brincar bem com sua estrutura não linear, deixando pistas que nem sempre direcionam ao caminho esperado pelo público.
O que a crítica está dizendo de Delírio?
Mesmo não sendo , Instagram, TikTok e até mesmo no WhatsApp. Venha acompanhar filmes e séries com a gente!