Galaxy S26 pode copiar posição de NFC do iPhone

Resumo
  • Samsung pode incluir uma segunda antena NFC no topo do Galaxy S26 para aprimorar pagamentos por aproximação e corrigir falhas anteriores.
  • Segundo o site ETNews, a mudança busca alinhar o Samsung Wallet à experiência do Apple Pay, adotando posição semelhante à dos iPhones.
  • A linha Galaxy S26 também pode marcar o início de uma reestruturação, com possíveis modelos Galaxy S26 Pro, S26 Edge e S26 Ultra.

A Samsung estaria planejando mudar a posição e até a quantidade de antenas de comunicação por proximidade (NFC) no Galaxy S26. A próxima linha de smartphones premium da marca tem lançamento previsto para o início de 2026.

Segundo informações do portal sul-coreano ETNews, a mudança consiste na adição de uma segunda antena para solucionar uma inconsistência de design que afeta os pagamentos sem contato, alinhando a experiência do serviço Samsung Wallet à de concorrentes como o Apple Pay.

Qual problema a Samsung quer resolver?

A localização da antena NFC nos smartphones da linha Galaxy varia entre os modelos. Nos aparelhos mais recentes, a antena está localizada na parte traseira, mas em posições distintas — mais ao centro no S24 Ultra e na parte superior, ao lado do módulo de câmeras, no S25 Ultra. Já no Galaxy S23 Ultra, ela fica no meio do aparelho, junto à bobina de carregamento sem fio.

Essa falta de padronização exige que o usuário posicione o smartphone em ângulos pouco intuitivos na hora do pagamento. Como consequência, há possibilidade de falha de transação na primeira tentativa e inconvenientes para o consumidor.

Solução inspirada na concorrência

Conforme o site sul-coreano, a solução em estudo pela Samsung seria adicionar uma segunda antena dedicada exclusivamente aos pagamentos na extremidade superior do chassi do S26. Com isso, os usuários poderiam simplesmente aproximar o topo do telefone da máquina de pagamento, como já ocorre com os iPhones.

A reportagem sugere que a demora da Samsung em adotar um posicionamento semelhante ao da Apple pode estar relacionada a patentes que a empresa americana detém sobre a localização e implementação de antenas NFC para pagamentos móveis. A nova abordagem seria uma forma de contornar essas barreiras legais e, ao mesmo tempo, melhorar a funcionalidade do Samsung Wallet.

A expectativa é que uma experiência de pagamento mais fluida impulsione a adoção do serviço, especialmente nos Estados Unidos, onde a participação de mercado da Samsung é considerada pequena em comparação com a da Apple. No Brasil, ao contrário, o Samsung Wallet se estabeleceu como uma das principais carteiras digitais.

A popularidade inicial do serviço por aqui foi impulsionada pela tecnologia MST (Transmissão Magnética Segura), que permitia pagamentos mesmo em maquininhas sem NFC. Atualmente, vai além dos cartões de crédito e débito, reunindo também programas de fidelidade, ingressos e cupons.

Vale mencionar que o ajuste de hardware pode fazer parte de uma reestruturação maior da linha Galaxy S para 2026: a fabricante pode descontinuar a nomenclatura tradicional de seus modelos (básico, Plus e Ultra).

Segundo o SamMobile, a série pode ser composta por três novos membros: Galaxy S26 Pro, Galaxy S26 Edge e Galaxy S26 Ultra.

Com informações do ETNews, SamMobile e PhoneArena.

Galaxy S26 pode copiar posição de NFC do iPhone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima