Genshin Impact decide abandonar o PlayStation 4

Resumo
  • O jogo Genshin Impact será removido da PS Store para PS4 em setembro de 2025, com suporte encerrado em abril de 2026.
  • A desenvolvedora HoYoverse alega limitações técnicas e incentiva a migração para PS5, PC ou dispositivos móveis usando cross-save.
  • Para mobile, os requisitos mínimos passam a ser Android 10 com 4 GB de RAM e Snapdragon 660 ou superior, e iPhones com chip A11 ou iPads com A12.

A HoYoverse anunciou que Genshin Impact, jogo de serviço lançado em 2020, terá o suporte para o PlayStation 4 encerrado. Em um processo que se estenderá por vários meses, o jogo será primeiro removido da loja, depois terá as compras desativadas e, por fim, não será mais jogável na plataforma.

A desenvolvedora diz ter tomado a decisão devido às “limitações de desempenho do hardware” do PS4, que restringem a criação de novas funções. Ainda assim, a empresa incentiva os jogadores a usarem o cross-save para migrar seu progresso para o PlayStation 5, PC ou dispositivos móveis sem perderem suas contas.

Quando será encerrado?

A empresa dividiu o processo de encerramento em três etapas principais, começando já em setembro de 2025. Segundo o comunicado oficial da HoYoverse, o cronograma é o seguinte:

  • 10 de setembro de 2025: o jogo será removido da PlayStation Store. Novos jogadores não poderão mais baixar Genshin Impact no PS4, mas quem já possui o game em sua biblioteca poderá reinstalá-lo até o desligamento dos servidores.
  • 25 de fevereiro de 2026: as compras dentro do jogo serão desativadas. Não será mais possível comprar Cristais Gênesis ou qualquer outro item pago na versão de PS4.
  • 8 de abril de 2026: fim do suporte e desligamento dos servidores. A partir desta data, a versão de PS4 de Genshin Impact não receberá mais atualizações e o acesso ao jogo será permanentemente encerrado no console.

Para não perder o progresso, os jogadores devem vincular sua conta da PlayStation Network (PSN) a uma conta HoYoverse. Esse processo permite o cross-save, habilitando o acesso à mesma conta, com todos os personagens, armas e itens, no PlayStation 5, PC e em dispositivos móveis (Android e iOS).

A partir de 17 de dezembro de 2025, o jogo no PS4 passará a exibir um lembrete periódico para que os usuários realizem a vinculação.

Mudança nos requisitos mínimos

Apesar da forte comoção em relação ao encerramento do suporte do game no PS4, a HoYoverse também promoveu uma mudança nos requisitos mínimos para mobile e PCs.

Os jogadores que usam Android, por exemplo, precisarão, no mínimo, de um aparelho com Android 10, 4 GB de RAM e processador Snapdragon 660, Helio-G88 ou superior. Na Apple, o game é compatível a partir dos iPhones com chip A11 e iPads com A12.

No X, alguns usuários passaram a ironizar que o game continuará funcionando em smartphones considerados baratos, mas será removido do PS4.

Vale lembrar, entretanto, que os requisitos mínimos para as plataformas mobile ainda são mais recentes que o videogame, lançado pela Sony em 2013. O SoC Snapdragon 660, por exemplo, chegou em 2017.

Fim de uma geração

Quase cinco anos após o lançamento do PS5 e do Xbox Series X/S, os estúdios têm direcionado seus recursos para as plataformas mais novas, que oferecem maior poder de processamento e mais liberdade criativa. Jogos de serviço como Genshin Impact, que dependem de atualizações constantes, são os primeiros a puxar a fila.

A Ubisoft confirmou que grandes atualizações futuras para The Division 2, por exemplo, não chegarão mais ao PS4 e Xbox One. Recentemente, o CEO da Ubisoft afirmou que “nada é eterno” em resposta à campanha que exige acesso contínuo a games antigos, lançada após a descontinuação de The Crew pela empresa.

Já o jogo de sobrevivência Rust, de 2013, deixou as lojas da antiga geração em maio e não será mais jogável a partir de outubro de 2025.

A justificativa da indústria, como diz o comunicado da HoYoverse, é o hardware defasado dos consoles, que chegaram ainda na primeira metade da década passada. Teoricamente, sem essas amarras, os desenvolvedores podem criar mundos mais complexos, gráficos mais impressionantes e mecânicas de jogo mais ambiciosas.

“Se realmente queremos usar o máximo [do PS5 e Xbox Series S/X], já que temos apenas uma versão do jogo em todas as plataformas, usar o máximo significaria que o jogo não estaria mais disponível nas gerações antigas”.

Yannick Bancherea, diretor criativo de The Division 2 em entrevista ao MP1st

Com informações da HoyoVerse

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