Empresas agora contratam humanos para refazer e corrigir criações de IA

Já são muitos os casos reais que confirmam como o uso de inteligência artificial (IA) está tirando empregos de funcionários humanos, substituindo eles gradualmente por ferramentas digitais. Por outro lado, alguns setores passaram por uma segunda mudança: a contratação de pessoas para corrigir conteúdos produzidos por esses serviços.

Uma reportagem da NBC relatou casos parecidos nas áreas de design e redação. Segundo profissionais temporários e freelancers, há um aumento notável da demanda pontual de empresas que estão insatisfeitas com textos, logos e imagens de IAs generativas — e precisam de uma mão humana para ajustar ou até refazer o trabalho.

Os depoimentos indicam que muitas companhias agora estão automatizando certos processos sem o conhecimento necessário para a criação de um conteúdo de qualidade em IAs de texto e imagem, ou então ficam frustradas com o resultado entregue pelas máquinas em comparação com a expectativa criada até então.

O resultado desse cenário? Pesquisas de plataformas de trabalho freelancer como a Upwork notaram ainda que há uma demanda maior por profissionais capazes de criações como escrever textos que engajam e tenham emoção, muito possivelmente para alterar conteúdos automatizados que acabam artificiais demais em forma e essência.

Ajusta para mim?

  • Uma das entrevistadas da matéria da NBC é Lisa Carstens, designer que mora na Espanha e trabalha principalmente para startups. Segundo ela, a demanda para serviços pontuais aumentou de forma considerável em trabalhos de correção ou melhoria de imagens de IAs generativas;
  • De acordo com Lisa, a demanda principal envolve arrumar logos feitas por esses serviços que possuem imperfeições em linhas, textos que não fazem sentido e outras “alucinações” dessas ferramentas, ou então fazer com que o arquivo consiga ser ampliado em boa resolução;
  • Em alguns serviços, segundo a designer, o trabalho de fazer as correções é tão grande que leva praticamente o mesmo tempo que ela teria para criar algo manualmente e do zero;
  • Além disso, ela diz que alguns clientes ficam furiosos porque não conseguiram fazer o trabalho sozinhos com a IA, enquanto outros estão conscientes de que o resultado de fato não seria perfeito. Há também questões em que o público recebe mal um material alterado ou feito totalmente por IA, agora exigindo um “toque humano” para modificá-lo e melhorar a sua aceitação;
Um exemplo de imagem de IA que precisa ser corrigida (à esquerda) em um processo que pode levar tempo a um designer até o resultado final (à direita). (Imagem: Lisa Cartens/NBC)
  • Em outro caso encontrado pelo jornal, redatores são contratados para revisar textos feitos por serviços como o ChatGPT para alterar a linguagem que entrega quando um artigo foi escrito por IAs;
  • A situação encontrada é a mesma que na criação gráfica: certos textos estão tão mal escritos e sem profundidade que exigem uma reescrita e pesquisa aprofundadas, a ponto de levar um tempo considerável por parte do redator;
  • Nesses casos, os profissionais reclamam que o valor prometido pelo serviço tende a ser baixo e algumas pessoas se recusam  trabalhar para auxiliar quem gerou materiais com IA. Porém, outros contam que é difícil recusar esse tipo de oferta em um mercado cada vez mais disputado e substituído por essas ferramentas;

Sabia que a IA já está dificultando o começo de carreira de profissionais em áreas como a programação e até várias engenharias? Entenda melhor essa situação neste artigo do TecMundo.

Rolar para cima