Um levantamento mapeou pelo menos 75 profissionais de 15 grandes empresas de tecnologia que teriam atuado como lobistas dessas companhias em casas do Executivo e Legislativo. A reportagem do Núcleo indica que dois a cada três desses profissionais transitaram entre empresas privadas e órgãos do governo para alinhar os interesses das Big Techs.
O total de investigados pelo estudo, realizado em parceria com a Agência Pública e pelo Centro Latino-americano de Investigação Jornalística (CLIP), indica que eles realizaram a prática de porta giratória para se manter em todas essas instâncias. A porta giratória é o movimento de profissionais entre cargos públicos ou privados, especialmente em posições governamentais para fomentar o lobby.
- Confira:
Fontes ouvidas pelo Núcleo indicam ainda que esses lobistas influenciaram diretamente na derrubada do PL das Fake News. Os lobistas de outros setores, contratados para derrubar o projeto, também fizeram certa pressão em outros setores para que atuassem de forma contrária à regulação das redes sociais.
Para mais informações sobre segurança e grandes empresas de tecnologia, fique de olho no site do TecMundo e não perca nenhum detalhe.