Resumo
-
Microsoft sugere computadores Copilot+ com chips Arm, como Snapdragon X Elite, para quem pretende migrar do Windows 10;
-
Companhia destaca compatibilidade de aplicativos para Arm no Windows 11, incluindo softwares populares como 1Password, Photoshop e Chrome;
-
Softwares da Microsoft também já são compatíveis, a exemplo das ferramentas do Microsoft 365 (Office) e do Teams.
Com o fim do suporte ao Windows 10 se aproximando, a tendência é a de que a procura por PCs com Windows 11 aumente nos próximos meses (na verdade, esse movimento já começou). Para quem pretende fazer essa troca, a Microsoft dá uma sugestão: computadores Copilot+ com chips de arquitetura Arm.
PCs Copilot+ são aqueles que contam com recursos próprios para execução de tarefas de inteligência artificial. Eles foram introduzidos em 2024 justamente com chips de arquitetura Arm: os modelos Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus, da Qualcomm. Opções com chips Intel e AMD (x86) chegaram alguns meses depois.
Por algum tempo, chips de arquitetura Arm funcionaram de modo bastante limitado em computadores com Windows por conta de restrições de compatibilidade de software. O Windows 11 solucionou grande parte desses problemas, mas ainda há alguma resistência a chips Arm entre usuários da plataforma.
Talvez seja por isso que a Microsoft fez uma postagem destacando o progresso da tecnologia Arm no Windows 11. A companhia frisou, por exemplo, que mais de 90% do tempo de uso de máquinas do tipo atualmente correspondem à execução de aplicativos com versões nativas para Arm.
A companhia chamou a atenção para outros atributos de máquinas com chips Arm, como modelos cujas baterias alcançam até 15 horas de navegação na web ou até 22 horas de reprodução de vídeo, e o desempenho geral, que chegou a ser até 85% superior ao MacBook Air M2 em um teste divulgado pela própria Microsoft.
Mas o real objetivo do texto é destacar os softwares para Windows 11 que já contam com versões nativas para a arquitetura Arm e, portanto, não precisam de emulação. A lista inclui (mas não se limita a) ferramentas como:
- 1Password
- Acrobat Reader
- Antutu
- Bitwarden
- Blender
- Chrome
- Dropbox
- Figma
- Firefox
- Foxit Reader
- Google Drive
- LibreOffice
- McAfee Total Protection
- Paint.NET
- Proton VPN
- Photoshop
- Premiere
- SentinelOne
- Slack
- Surfshark VPN
- Team Viewer
- Telegram
- Trello
- VMware Tools
Softwares da Microsoft também já são plenamente compatíveis com Arm, a exemplo das ferramentas do Microsoft 365 (Office) e do Teams.
Coincidência ou não, a lista inclui principalmente softwares de uso corporativo, justamente o segmento que mais resiste a computadores Arm com Windows 11.
Ainda de acordo com a Microsoft, uma lista completa de softwares para Windows em PCs Arm está disponível neste site.

Suporte ao Windows 10 termina em outubro
Na postagem, a Microsoft dá a entender que PCs Copilot+ com chip Arm são uma opção para quem pretende comprar um novo computador em razão do fim do suporte ao Windows 10.
Os argumentos não parecem ser muito convincentes, porém. Fato é que o suporte ao Windows 10 vai mesmo ser encerrado no próximo mês, para ser exato, em 14 de outubro.
Sem suporte, o sistema operacional deixará de ser atualizado pela Microsoft. Usuários domésticos podem obter suporte estendido ao Windows 10, mas por um ano e somente para atualizações de segurança.
