Resumo
- A nova Siri da Apple está atrasada e deve ser lançada em março de 2026 com o iOS 26.4.
- Problemas de desempenho estão levando à saída de engenheiros da divisão de IA da Apple.
- A assistente não atingiu o padrão de qualidade esperado, segundo o executivo Craig Federighi.
Engenheiros de software da Apple estão preocupados com o desempenho da nova versão da Siri, segundo a Bloomberg. Ela deve estrear entre março e abril de 2026, com o lançamento do iOS 26.4, e trazer novas habilidades de inteligência artificial. As informações são do jornalista Mark Gurman, que acompanha os bastidores da fabricante do iPhone.
Gurman indica que os problemas com a IA estão levando à saída de nomes importantes dessa divisão da empresa. Por outro lado, isso não parece ser uma questão para os consumidores: números preliminares indicam que o iPhone 17 foi bem aceito entre o público, com bom desempenho comercial nos primeiros dias após o lançamento.
O que está acontecendo com a nova Siri?
Gurman não detalha quais são os problemas técnicos envolvendo a Siri. O site Macworld especula algumas possibilidades, como erros de compreensão ou dificuldades para processar o contexto dos comandos.
As informações sobre a preocupação dos usuários vêm logo depois de que a empresa ampliou o acesso à nova versão da assistente, ainda em desenvolvimento. Em setembro de 2025, surgiu a notícia de que a Apple criou um aplicativo separado para rodar a Siri, voltado apenas para testes internos, como forma de agilizar o processo.
Assistente não atingiu padrão de qualidade, diz executivo
A Siri repaginada foi anunciada na WWDC 2024, em junho daquele ano. A Apple prometeu que a assistente seria capaz de verificar o que está na tela, checar o contexto pessoal e controlar apps. Com isso, seria possível, por exemplo, pedir informações sobre o voo de uma pessoa e quais eram os planos para o almoço — a assistente seria capaz de acessar o Mail e o Mensagens para executar a tarefa.
O planejamento inicial era colocar essa Siri no iOS 18.4, lançado em março de 2025, mas a Apple desistiu de incluir esses recursos no update — o que rendeu até mesmo uma acusação por propaganda enganosa na Justiça dos Estados Unidos. Segundo o executivo Craig Federighi, houve um problema de qualidade: a assistente não se mostrou confiável o suficiente para os padrões da marca.
Com informações do MacRumors e do Macworld
Funcionários da Apple estão preocupados com desempenho da nova Siri
