Resumo
- O YouTube lançou recurso para limitar o tempo diário de Shorts em dispositivos móveis
- Usuários podem definir tempo máximo, e a reprodução pausa ao atingir o limite, embora seja possível dispensar o aviso.
- Segundo a plataforma, a função estará disponível para todos os dispositivos ao longo do dia.
O YouTube finalmente está colocando em prática, a partir de hoje (22/10), um novo recurso de limite de tempo diário para interromper o scroll infinito no Shorts, a seção de vídeos curtos. A ideia é ajudar os usuários a terem mais controle sobre o consumo de conteúdo.
A função não é exatamente uma surpresa. Em abril, indícios dessa ferramenta apareceram no código do aplicativo. Na época, a análise sugeria um bloqueio focado exatamente no que o YouTube está implementando agora: uma forma de paralisar a sequência.
De acordo com o The Verge, a novidade será liberada ao longo do dia para todos os usuários em dispositivos móveis. Ainda não está claro se a funcionalidade chega a todas as regiões de uma vez.
Como funciona?

Para quem quiser ativar a novidade, poderá encontrá-la nas configurações da conta do YouTube. Ali, o usuário pode definir um período máximo de consumo de Shorts por dia. Quando esse tempo se esgota, o próprio aplicativo pausa a reprodução e uma notificação aparece na tela com um aviso: “os Shorts estão pausados por hoje”.
Ainda assim, o YouTube não te força a fechar o app e a ferramenta depende inteiramente da disciplina do usuário. Isso porque o aviso é mais um lembrete do que um bloqueio efetivo, que pode ser simplesmente dispensado por um toque, e a rolagem infinita recomeça.
O YouTube defende a função dizendo que, embora os Shorts sejam “uma parte central da experiência”, o novo limite “permite essa exploração, ao mesmo tempo em que ajuda os usuários a serem mais deliberados sobre seus hábitos”.
A plataforma, no entanto, já adiantou um próximo passo: a função será expandida para o controle parental ainda este ano. E, nesse caso, o bloqueio será para valer. Para os pais que ativarem o recurso, a notificação de tempo esgotado não poderá ser dispensada.
Com isso, o YouTube se alinha aos principais concorrentes no formato. Os Reels no Instagram e o TikTok já oferecem há algum tempo recursos opcionais semelhantes para que os usuários possam gerenciar o tempo gasto nos apps.
