Facebook decreta fim do botão de Curtir em sites externos

O Facebook anunciou o fim dos tradicionais botões de Curtir e Comentar usados por sites fora da plataforma. A Meta informou que os dois plugins sociais serão descontinuados em 10 de fevereiro de 2026, data em que deixarão de aparecer nas páginas e passarão a ser exibidos apenas como um elemento invisível — sem causar erros nos sites que ainda mantiverem o código ativo.

Segundo comunicado da empresa, a decisão faz parte de uma estratégia de modernização. “À medida que a plataforma de desenvolvedores da Meta continua a evoluir, estamos tomando decisões estratégicas para nos concentrarmos em ferramentas e recursos que ofereçam o máximo valor para desenvolvedores e empresas.”

O que muda com o fim dos botões do Facebook?

Os dois recursos — Facebook Like Button e Facebook Comment Button — permitiam, respectivamente, que usuários curtissem conteúdos e comentassem diretamente em sites externos usando suas contas do Facebook. No entanto, a empresa aponta que o uso desses recursos caiu significativamente nos últimos anos, à medida que a forma de interação na web evoluiu e as redes sociais passaram a priorizar conteúdos internos.

Com a mudança, os plugins não irão gerar falhas nem afetar outras funções dos sites. A Meta garante que a mudança não exige nenhuma ação dos desenvolvedores, embora recomende a remoção do código para uma experiência de navegação mais limpa.

Por que o Facebook decidiu acabar com os plugins sociais?

A empresa afirma que a decisão está ligada à necessidade de simplificar sua infraestrutura e direcionar investimentos a novas ferramentas. “Esses plugins refletem uma era anterior do desenvolvimento web, e seu uso naturalmente diminuiu à medida que o cenário digital evoluiu”, diz o comunicado.

A mudança entrará em vigor em fevereiro de 2026. Embora nenhuma ação seja obrigatória, desenvolvedores podem optar por remover o código para manter as páginas mais organizadas.

Com informações do The Verge e da Meta

Facebook decreta fim do botão de Curtir em sites externos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima