OpenAI pode estar queimando US$ 15 milhões por dia com Sora

A OpenAI deve gastar cerca de US$ 15 milhões por dia (R$ 79,3 milhões, em conversão direta) com os custos do app de vídeos Sora, de acordo com estimativas feitas pela Forbes com ajuda de especialistas. Isso dá aproximadamente US$ 5 bilhões (R$ 26,4 bilhões) em um ano.

O app Sora foi lançado no fim de setembro de 2025, mas ainda não está disponível no Brasil. Ele une o modelo de geração de vídeos Sora 2 com um feed de rolagem vertical, ao estilo TikTok, que pode ser usado para ver o que outros usuários andam fazendo e compartilhando. É uma ideia parecida com o Vibes, da Meta.

Quanto custa cada vídeo?

A Forbes fez os cálculos com base em preços de GPUs, eficiência na inferência, número de usuários e quantidade de vídeos publicados por dia. Muitos desses fatores podem variar. Os analistas Deepak Mathivanan, da Cantor Fitzgerald, e AJ Kourabi, da SemiAnalysis, foram consultados para auxiliar na tarefa.

A OpenAI se recusou a fornecer dados específicos de uso e também não quis comentar as estimativas da reportagem.

Os especialistas consultados estimam que cada vídeo de dez segundos gerado pela inteligência artificial tem custo de aproximadamente US$ 1,30 (R$ 6,87), considerando 40 minutos de trabalho de GPU e US$ 2 por hora (R$ 10,58) de aluguel de GPU — considere que as GPUs podem trabalhar em paralelo, acelerando o processo de criar um vídeo.

Esse valor está em linha com os preços estipulados pela OpenAI para uso de sua API: US$ 1 (R$ 5,29) por vídeo de dez segundos usando o modelo Sora 2, e US$ 3 (R$ 15,86) usando o Sora 2 Pro, mais avançado.

Quantos vídeos são gerados por dia?

O app do Sora tem cerca de 4,5 milhões de usuários. Kourabi estima que 25% deles postam cerca de dez vídeos por dia. Isso dá 11,3 milhões de vídeos por dia. Ao custo de US$ 1,30 cada, é um total de quase US$ 15 milhões gastos diariamente pela OpenAI.

Vale dizer que essas quantidades podem variar bastante — as pessoas podem se cansar do app, a OpenAI deve restringir futuramente o uso gratuito da ferramenta. Atualmente, todo usuário tem 30 créditos por dia para gastar. Para comprar 10 créditos extra, é preciso desembolsar US$ 4 (R$ 21,15).

OpenAI está longe de dar lucro

Gastar US$ 5 bilhões anualmente com vídeos gerados por IA não é uma projeção muito animadora — e a OpenAI sabe disso. Bill Peebles, que lidera o Sora na OpenAI, admitiu no X que o modelo atual é economicamente insustentável e que, futuramente, a empresa precisará reduzir o limite de uso gratuito.

Peebles também ventilou a hipótese de outro modelo de monetização para o Sora. “Imaginamos um mundo em que os detentores de direitos tenham a opção de cobrar a mais por aparições de personagens e pessoas queridas”, explicou.

Esse tipo de mediação é um dos caminhos que a OpenAI enxerga para criar um modelo de negócio viável. A companhia também aposta no comércio eletrônico, sugerindo produtos pelo ChatGPT e ficando com uma comissão da venda.

Recentemente, Sam Altman, CEO e cofundador da empresa, anunciou que as receitas anuais recorrentes tinham superado a marca de US$ 20 bilhões, podendo chegar às centenas de bilhões em 2030. Enquanto isso, a companhia assinou acordos para investir US$ 1,3 trilhão em infraestrutura. Bem que ele avisou que o lucro estava bem longe de chegar.

Com informações da Forbes

OpenAI pode estar queimando US$ 15 milhões por dia com Sora

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