Resumo
- A Meta usará dados públicos do Facebook, Instagram e Threads para treinar IA a partir de 16 de dezembro.
- Usuários podem se opor ao uso de seus dados preenchendo um formulário de objeção nas configurações de privacidade das plataformas.
- A oposição não impede totalmente o uso de dados, como quando o usuário aparece em fotos públicas postadas por outros.
A Meta passará a usar dados públicos de usuários do Facebook, Instagram e Threads para treinar e aprimorar seus modelos de inteligência artificial. Segundo comunicado enviado a usuários nos últimos dias, a mudança entra em vigor em 16 de dezembro e está amparada nos “interesses legítimos” da empresa. Ela é alvo de críticas de especialistas.
Além de usar posts, fotos e legendas públicas para o aprimoramento da Meta AI, a nova política também prevê o uso das interações diretas com seus chatbots para personalizar anúncios e sugestões de conteúdo. Ou seja, aquilo que você conversar com a IA será utilizado para personalizar e até mesmo direcionar anúncios.
De acordo com o Idec, a chamada “perfilização” permite a exploração comercial dos consumidores, de forma que os dados coletados sejam utilizados para o envio de publicidade personalizada. “A companhia tem conhecimento sobre todos os nossos interesses culturais, sociais e econômicos.” O órgão lembra que as informações podem auxiliar na compreensão até mesmo de posicionamentos políticos, trabalhos e saúde mental.
A mudança não inclui, segundo a própria Meta, mensagens privadas – desde que o conteúdo não seja compartilhado diretamente com a IA. Vale lembrar que, recentemente, a companhia foi acusada de não cuidar bem de dados sensíveis dos usuários.

Como impedir o uso dos seus dados?
A pesquisadora Marina Fernandes, do programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec, acredita que a mudança “aprofunda a exploração de consumidores brasileiros” sem as necessárias salvaguardas aos direitos à proteção de dados e à defesa de consumidores.
A Meta oferece o “direito de se opor”, que impede a companhia de usar dados públicos e interações com IA para o desenvolvimento e atualização dos modelos proprietários da empresa. No entanto, lembra Fernandes,, não há qualquer proteção para que não ocorra o tratamento de dados sensíveis para publicidade, como dados de saúde.
Para manifestar a oposição é necessário preencher um formulário de objeção, que pode ser encontrado da seguinte forma:
No Instagram:
- Acesse seu perfil e toque no menu (ícone de três linhas no canto superior direito)
- Role até o final e toque em “Central de Privacidade”
- Na seção “IA na Meta”, selecione “Informações que você compartilhou sobre Produtos da Meta”, encontrada na seção “Enviar uma solicitação de objeção”
- Se necessário, faça login
- Na página aberta, role até o final e clique em enviar. Não é obrigatório preencher a caixa de texto “Conte-nos como esse processamento afeta você”.
No Facebook:
- Acesse o menu (sua foto de perfil) e abra a seção “Configurações e privacidade”
- Toque em Central de Privacidade
- Siga o mesmo caminho: “IA na Meta” > “Informações que você compartilhou sobre Produtos da Meta” > envie o formulário.
É importante notar que, caso suas contas (Instagram, Facebook) estejam vinculadas na Central de Contas, basta fazer o processo uma vez para que a oposição valha para todas elas. Caso possua contas não vinculadas, será necessário enviar um novo formulário para cada uma delas.
A Meta avisa, porém, que a oposição não é total. A empresa ainda poderá processar informações se, por exemplo, você aparecer em uma foto pública postada por outra pessoa ou for mencionado em posts públicos de outros usuários.
A Meta quer usar seus dados na IA. A gente te mostra como impedir.
