Afinal, o Xbox Game Pass está dando lucro? Veja resultados financeiros da Microsoft após demissões

Julho começou conturbado para mais de 9 mil funcionários da Microsoft, que foram desligados de seus cargos em várias frentes na empresa — incluindo na vertical de games. Para muitos, essa estratégia parecia sugerir que o Xbox não estava se saindo tão bem em seu modelo de negócios, mas as notícias de hoje dizem o contrário.

O executivo também comentou que Call of Duty: Black Ops 6 ultrapassou a marca de 50 milhões de jogadores desde o lançamento no ano passado e consolidando o momento positivo da divisão de jogos.

Forza Horizon 5 vive um momento mágico na concorrência

As demissões e desligamentos no início do mês também afetaram a Turn 10 Studios, responsável pelos jogos da franquia Forza que precisou descontinuar a equipe que trabalhava na linha Forza Motorsport — segundo relatos de ex-funcionários. Com isso, a série de corridas, que passou por um relançamento recente, pode ter chegado ao fim.

No entanto, segundo dados da Alinea Analytics, Forza Horizon 5 é o jogo mais vendido do PS5 em 2025 — com mais de 3 milhões de cópias comercializadas no aparelho. O título, originalmente exclusivo de Xbox, foi lançado para o console da Sony como parte da nova estratégia multiplataformas da Microsoft.

De acordo com a apuração da Alinea, que é uma fonte confiável de dados para esses tipos de métricas, o jogo de corrida superou concorrentes de peso na plataforma, como Monster Hunter Wilds Assassin’s Creed Shadows, ocupando o topo do ranking de vendas no aparelho da Sony. 

Bem, isso mostra por “A+B” que algumas decisões tomadas pela Microsoft em seu modelo de negócios na vertical de games são, no mínimo, questionáveis — e podem acabar afetando projetos realmente promissores. Qual sua opinião sobre o assunto? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Rolar para cima