Além da Steam, mais uma loja é obrigada a retirar jogos adultos por pressão de empresas como Visa e Mastercard

Recentemente, a Valve atualizou as diretrizes da Steam e passou a restringir jogos adultos na plataforma. A medida visa alinhar o conteúdo com as regras de processadores de pagamento como Visa, Mastercard e PayPal, o que resultou na remoção de alguns títulos explícitos — e um efeito dominó em seguida. Agora, até a plataforma Itch.io desindexou toda a sua biblioteca de jogos NSFW (conteúdo adulto) de seus mecanismos de busca e navegação. 

  • Leia também: 

Alguns jogos serão removidos permanentemente da Itch.io

No caso da Itch.io, a empresa reconheceu que não conseguiu avisar previamente os desenvolvedores sobre as mudanças e disse que a ação não foi viável. A empresa ainda prometeu implementar novas regras de conformidade após a auditoria.

Alguns títulos serão removidos permanentemente da plataforma, mas o número exato não foi revelado até o momento. Criadores de conteúdo adulto precisarão confirmar se seus jogos estão em conformidade com as políticas dos processadores de pagamento.

“Assim que essa análise for concluída, implementaremos novas medidas de conformidade. Para páginas NSFW, isso incluirá uma nova etapa em que os criadores devem confirmar se seu conteúdo é permitido pelas políticas dos respectivos processadores de pagamento vinculados à sua conta”, concluiu.

Valve e instituições de pagamento ainda não se pronunciaram sobre o assunto

Em todo o caso, nem a Valve e nem as instituições financeiras de pagamentos se pronunciaram até o momento. Portanto, ainda não ficou claro se o cenário será revertido na Steam — pelo menos por enquanto. 

Na Itch.io, aparentemente, a decisão já foi tomada, embora haja uma auditoria interna em andamento atualmente para decidir as novas regras para jogos adultos na plataforma.

Qual sua opinião sobre as novas diretrizes sobre jogos adultos nas plataformas? É, de fato, uma “censura” como parte dos jogadores estão tratando? Comente sua opinião nas redes sociais do Voxel!

Rolar para cima