Após onda de bots do Brasil, Wikipédia perde tráfego para a IA

Resumo
  • A Fundação Wikimedia detectou aumento anômalo de acessos de bots do Brasil e implementou um novo sistema de detecção.
  • O sistema revelou uma queda de 8% no tráfego real, já que parte dos acessos perdidos vinha de bots e IA.
  • Segundo a fundação, IAs e chatbots impactam diretamente nos acessos, pois fornecem respostas com dados da Wikipédia sem necessidade de abrir o site.

A Fundação Wikimedia, responsável pela Wikipédia, revelou nesta sexta-feira (17/10) que o tráfego de usuários caiu aproximadamente 8% entre março e agosto em comparação com o mesmo período de 2024. A organização observou a queda após a implementação de um novo sistema de detecção de bots.

Em um post no blog oficial, a Wikimedia explicou que implementou o novo sistema após investigar, em maio de 2025, o tráfego anormal vindo do Brasil. Segundo a fundação, muitos bots que extraem dados de sites são sofisticados e se passam por usuários reais.

Com a nova tecnologia de detecção, a organização reclassificou os dados de acesso. “Descobrimos que grande parte do tráfego excepcionalmente alto no período de maio e junho vinha de bots criados para evitar a detecção”, afirma a publicação.

Após a limpeza, a Wikimedia passou a ter uma visão mais clara do cenário que, na verdade, aponta para uma queda real no número de visitantes humanos. Para a fundação, a diminuição nos acessos é reflexo do impacto da IA generativa e das redes sociais na forma como as pessoas buscam informação.

Impacto nas visitas diretas

Apesar da queda no tráfego direto, a Wikimedia argumenta que o conteúdo da Wikipédia nunca foi tão consumido. Entretanto, agora, grande parte desse consumo é indireto graças às ferramentas de busca com IA e chatbots, como o ChatGPT. Elas são treinadas com os dados da Wikipédia e entregam as respostas diretamente aos usuários, eliminando a necessidade de clicar e visitar a fonte original.

A organização reconhece que o fenômeno não é exclusivo da Wikipédia e afeta outros portais e criadores de conteúdo na web. “Isso significa que as pessoas estão lendo o conhecimento criado pelos voluntários da Wikimedia em toda a internet, mesmo que não visitem o wikipedia.org”, pontua a fundação.

O receio da organização é que essa dinâmica se torne insustentável a longo prazo. Com menos visitas, a empresa teme um cenário em que menos voluntários trabalhem nos conteúdos. A parte financeira também é uma preocupação, pela diminuição de doadores individuais.

Wikipédia tenta se manter relevante

No texto, a Wikimedia faz um apelo para que as empresas de tecnologia que utilizam o conteúdo da enciclopédia online incentivem os usuários a visitarem as fontes originais. A ideia é garantir que o ecossistema de conhecimento livre continue a existir e crescer.

Para combater a tendência, a fundação afirma que está trabalhando em novas frentes. Entre elas, a melhoria da experiência de edição em dispositivos móveis e o projeto “Future Audiences”. A iniciativa busca levar o conhecimento da Wikipédia a plataformas populares entre os jovens, como TikTok, YouTube e Roblox, através de vídeos e outros formatos.

Internamente, a fundação tenta impedir a publicação de artigos ruins claramente feitos com IA. Em agosto, a comunidade de editores aprovou uma nova política que permite a exclusão rápida — ou seja, sem passar pelo processo de discussão — de conteúdos criados por chatbots sem revisão humana.

Após onda de bots do Brasil, Wikipédia perde tráfego para a IA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima