Apple atinge a marca de 3 bilhões de iPhones vendidos desde 2007

Resumo
  • Apple atingiu a marca de 3 bilhões de iPhones vendidos desde 2007, segundo Tim Cook.
  • Vendas do iPhone geraram quase metade do faturamento da empresa no último trimestre.
  • Empresa considera que inteligência artificial pode reduzir a importância dos smartphones.

A Apple vendeu 3 bilhões de iPhones desde o lançamento do primeiro modelo, em 2007, de acordo com o CEO Tim Cook. Ele revelou a marca durante uma chamada com investidores na quinta-feira (31/07) para apresentar o balanço financeiro trimestral.

O último anúncio do tipo foi em 2016, quando a companhia celebrou 1 bilhão de smartphones vendidos. Não houve nenhuma comemoração ao atingir 2 bilhões, mas o analista Horace Dediu aponta que isso aconteceu em 2021.

Dá para dizer, portanto, que o ritmo das vendas cresceu, mas de forma mais lenta: um bilhão nos primeiros nove anos, mais um bilhão nos cinco anos seguintes e o terceiro bilhão nos quatro anos mais recentes.

O sucesso do iPhone se nota nos números financeiros da própria Apple. No trimestre mais recente, as vendas do smartphone geraram US$ 44,6 bilhões, o que dá quase metade dos US$ 94 bilhões de faturamento total da companhia.

iPhone se tornou principal produto da Apple

Há 18 anos, o iPhone era apresentado para disputar espaço com marcas como BlackBerry e Nokia, ainda muito relevantes naquela épca. Steve Jobs, então CEO da Apple, apresentou o novo aparelho como um três-em-um, sendo, ao mesmo tempo, um iPod com tela touch, um celular e um comunicador de internet.

O iPhone não foi o primeiro smartphone da história, longe disso, mas o formato sem teclado, apenas com uma tela sensível ao toque, causou impacto no mercado. Outro fator importante é a App Store. Lançada no ano seguinte, ela ajudou a popularizar o conceito de aplicativo.

IA pode mudar cenário dos dispositivos móveis

Mesmo assim, a Apple parece ciente de que seu carro-chefe pode não ter um futuro tão fácil. Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços na empresa, já declarou que o iPhone pode não ser necessário daqui a dez anos, como ocorreu com o iPod. O motivo? A inteligência artificial.

Os investidores também estão atentos a esse movimento. Respondendo a um questionamento, Cook disse que a Apple está “pensando em outras coisas”, mas que acredita que novas tecnologias serão complementares, sem substituir os smartphones.

Por enquanto, tentativas de criar um novo formato de dispositivo voltado para a IA não deram muito certo. Sam Altman, da OpenAI, e Jony Ive, ex-designer da própria Apple, estão trabalhando para criar mais um produto centrado na tecnologia do momento. No entanto, ainda não se sabe o que vai sair dessa parceria.

Com informações do TechCrunch e do Verge

Apple atinge a marca de 3 bilhões de iPhones vendidos desde 2007

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima