O icônico ator Sacha Baron Cohen, conhecido por papéis irreverentes como Borat e O Ditador, finalmente fez sua aguardada estreia no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU). O astro da comédia deu as caras no final da série Coração de Ferro, de maneira demoníaca e muito diferente do convencional.
O final da produção foi lançado nesta terça-feira (1) em três episódios. A seguir, confira mais detalhes da chegada de Sacha Baron Cohen no MCU e como o ator pode retornar em futuros projetos da Marvel.
Lembrando que todo o texto a seguir inclui spoilers de Coração de Ferro, então siga por sua conta e risco.
A revelação diabólica no final de Ironheart: Mephisto chega ao MCU
Sacha Baron Cohen interpreta ninguém menos que Mephisto, uma das entidades mais temidas dos quadrinhos da Marvel, revelado de forma surpreendente no episódio final de Ironheart. A aparição do vilão encerra anos de especulações por parte dos fãs, que aguardavam sua introdução desde WandaVision, quatro anos atrás.
- Em Ironheart, Riri Williams (Dominique Thorne) passa boa parte da temporada lidando com a ameaça mística representada por Parker Robbins, o Capuz (Anthony Ramos), cuja capa está corrompida por energia demoníaca.
- Enquanto os episódios 4 e 5 dão a entender que os poderes de Capuz estão relacionados com Dormammu, o vilão do primeiro filme de Doutor Estranho, o último capítulo traz a grande revelação. O grande responsável por esse poder é Mephisto.
- Em um flashback, descobrimos que Mephisto se encontrou com Robbins durante um assalto e fez um acordo com ele, dando poderes para o vilão obter dinheiro e riquezas.
No final da série, as coisas ficam ainda mais demoníacas, garantindo ainda mais camadas para a protagonista da série. Após Coração de Ferro derrotar Capuz, Mephisto aparece novamente, oferecendo à jovem um acordo que claramente terá consequências no futuro do MCU.
- Veja também: Coração de Ferro traz grande conexão com primeiro filme do Homem de Ferro! Conheça Ezekiel Stane
Riri Williams faz pacto com o diabo
No episódio final, Riri aparentemente aceita o acordo de Mephisto. A evidência está na ressurreição de sua melhor amiga Natalie (Lyric Ross), além das misteriosas veias negras que começam a aparecer nos braços da protagonista — o mesmo sintoma de corrupção que afetou Parker. A atriz Dominique Thorne comentou que ficou empolgada com o desfecho. “É delicioso que a Riri não precise seguir o caminho tradicional do herói”, disse.
Segundo Thorne, esse momento reforça a construção da personagem desde Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. “Ela nunca quis ser uma super-heroína. Está sempre tentando entender seu lugar, tomando decisões conscientes a cada encruzilhada até descobrir quem realmente é.” O pacto com Mephisto representa uma dessas grandes escolhas.

Mephisto retornará no MCU?
A decisão de incluir Mephisto na trama partiu da Marvel, segundo a criadora da série, Chinaka Hodge. “Essa escolha não foi só minha”, afirmou em entrevista à Entertainment Weekly. A roteirista ainda não sabe quais serão os próximos passos do personagem, mas disse torcer por um futuro com “muitas aparições” de Sacha Baron Cohen no MCU.
A introdução de Mephisto levanta diversas possibilidades para o futuro do personagem. Nos quadrinhos, ele já cruzou o caminho de personagens como Doutor Estranho, Thor, Wanda Maximoff e até o Homem-Aranha. O vilão também foi responsável pela criação dos filhos de Wanda — Billy e Tommy — que ganharam mais destaque em WandaVision e Agatha Desde Sempre.
Aliás, conexões com outras produções do MCU já estão sendo plantadas. Em Agatha All Along, há menções ao demônio em momentos-chave, além de especulações sobre o possível surgimento de seu filho, Blackheart (Coração Negro). Tudo indica que a Marvel está construindo aos poucos um novo arco mágico e sombrio, possivelmente culminando em um grande confronto.
O próximo grande lançamento da Marvel é Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, que chega aos cinemas em 25 de julho. Enquanto Mephisto não deve aparecer no longa, a família de Reed Richards tem ligação com outro grande vilão da Marvel: Doutor Destino, que será interpretado por Robert Downey Jr.