Você está ali dirigindo, dá aquela olhadinha no retrovisor e… o carro já entendeu que você quer trocar de faixa. Sem drama, sem “tem certeza disso?”. Isso não é ficção, é o novo BMW iX3 com Snapdragon Ride Pilot, um sistema de direção automatizada com inteligência artificial que promete mudar completamente a forma como a gente se relaciona com o volante.
Para quem já abandonou 3 décadas de vida como eu, é um privilégio ver tudo aquilo que a gente via em filmes de ficção científica virando realidade. De verdade: o que antes era coisa de , mas ao invés de se apaixonar pela IA, você a deixa te levar para o litoral sem errar uma saída.
O sistema fez sua estreia no IAA Mobility 2025, na Alemanha, e já foi validado em 60 países, com previsão de alcançar mais de 100 mercados até 2026. A BMW será a primeira a adotar o sistema na plataforma Neue Klasse. A Qualcomm já abriu as portas para outras montadoras também embarcarem nesse rolê.

Quando a gente fala em veículos elétricos ou qualquer carro elétrico moderno, já se espera encontrar tecnologias de ponta como os sistemas ADAS. Mas o mais interessante desse projeto da Qualcomm é que ele não foi criado só para carros top de linha ou 100% elétricos.
A ideia é justamente tornar essa tecnologia mais acessível e escalável, permitindo que outras marcas e modelos, elétricos, híbridos ou até a combustão também possam incorporar esses recursos avançados de direção assistida. É um passo importante para levar inovação de verdade para toda a indústria automotiva.
E aí? Já pensou em ter um carro que lê seus sinais melhor que seu último date, e com bem menos drama?
E para você, leitor do TecMundo, é sempre um prazer trazer essas informações e acompanhar de perto, com vocês, a evolução dos nossos veículos, direto da primeira fila. Vamos juntos!
