Resumo
- Right to Repair Europe pede à União Europeia regulamento para que sistemas operacionais tenham suporte por 15 anos;
- Grupo ressalta que Windows 10 perde suporte em outubro e, com isso, pode deixar 400 milhões de PCs obsoletos;
- Fim do suporte ao Windows 10 pela Microsoft é a principal motivação para a campanha.
O fim do suporte ao Windows 10, no próximo mês, motivou um grupo de ativistas a pedir que a União Europeia exija que sistemas operacionais sejam atualizados por pelo menos 15 anos. O objetivo é evitar que dispositivos eletrônicos tornem-se inúteis devido a limitações de software.
No caso do Windows 10, o sistema operacional deixará de ser suportado pela Microsoft em 14 de outubro de 2025. Depois dessa data, o Windows 10 continuará funcionando, mas não receberá atualizações funcionais ou de segurança, o que pode tornar o seu uso arriscado com o passar do tempo.
A campanha em questão foi criada pela Right to Repair Europe, nome que pode ser traduzido como “Direito de Reparar Europa”. Trata-se de uma coalização de organizações europeias que defende que produtos físicos sejam projetados para durar e que possam ser reparados sempre que necessário.
Com relação ao Windows 10, o grupo argumenta que o fim do suporte ao sistema operacional deixará 400 milhões de computadores desassistidos de atualizações do sistema operacional, pois eles não podem migrar para o Windows 11 (em linhas gerais, essa versão do sistema requer computadores fabricados após 2017).
Embora as máquinas afetadas possam ser reaproveitadas com outro sistema operacional (como uma distribuição Linux) ou continuar com o Windows 10, o grupo entende que grande parte delas acabará sendo descartada, o que resultaria em toneladas de lixo eletrônico.
Isso porque migrar de sistema operacional não é tarefa simples e, no caso de o Windows 10 ser mantido, há o risco de vulnerabilidades surgirem com o passar do tempo.
A decisão da Microsoft de encerrar o suporte ao Windows 10 pode tornar 400 milhões de computadores obsoletos — não por eles estarem quebrados, mas por causa do software. As empresas podem fazer isso porque não há regulamentações que as impeçam.
Apelamos à Comissária Europeia Jessika Roswall para que introduza os requisitos de Ecodesign da UE para notebooks, garantindo pelo menos 15 anos de atualizações de software.
Cristina Ganapini, coordenadora da Right to Repair Europe
A expressão “Ecodesign da UE” diz respeito a uma regulamentação que entrou em vigor na União Europeia em 2024 que estabelece requisitos mínimos de durabilidade e sustentabilidade para produtos comercializados nos países do bloco, de modo a reduzir o impacto ambiental e estimular a economia circular.

Campanha não deve efeito sobre o Windows 10
Mesmo que a Comissão Europeia acate o pedido da Right to Repair e crie um regulamento que condiciona sistemas operacionais a serem atualizados por 15 anos, é improvável que o Windows 10 seja afetado por uma medida do tipo. Isso porque, como o suporte ao sistema termina em menos de um mês, há pouco tempo hábil para um regulamento do tipo ser aprovado.
A campanha pode ter efeito para prevenir a obsolescência causada por software em ocasiões futuras, porém. A própria coalizão enfatiza que o problema vai além dos computadores: “equipamentos médicos, smartwatches, dispositivos domésticos inteligentes, como termostatos, lâmpadas e fogões — até mesmo brinquedos — são todos afetados”.
Campanha na Europa pede sistemas operacionais com 15 anos de atualizações