Com até 2.000 ciclos de carga de bateria estimados em alguns de seus modelos, o dobro apresentado pela Apple, a Samsung lidera o ranking de durabilidade das células de energia divulgado pelo site Android Authority nesta quinta-feira (3). A classificação foi elaborada com base em dados oficiais fornecidos pela União Europeia (UE).
Desde o último dia 20 de junho, todos os smartphones e tablets vendidos nos países do bloco precisam trazer um selo com informações sobre eficiência energética, indicando dados como
É possível conferir as informações de cada marca e modelo no site da EPREL. A página exibe detalhes como a duração da bateria em cada ciclo, a capacidade, o carregamento suportado e muito mais, classificando os dispositivos com selos que vão de “A” a “G”.

O que são ciclos de bateria?
O ciclo de uma bateria representa o uso de toda a capacidade de carga do tanque de energia. Ele é contado quando utilizamos 100% da capacidade da célula e a recarregamos novamente por completo, mesmo que isso aconteça em partes, como duas cargas de 50% cada, por exemplo.
Ao alcançar o total de ciclos estimado pela fabricante, a bateria começa a perder a sua capacidade nominal, apresentando uma queda na performance. Dispositivos que suportam 2.000 ciclos podem manter a célula de energia com bom desempenho por até cinco anos sem a necessidade de troca do componente, em média.
- Fique por dentro: China proíbe transporte de power banks sem certificação em voos domésticos
- Aproveite: economize em smartphones, smartwatches e mais com o cupom Samsung!
Com a nova rotulagem apresentada por celulares e tablets, a UE quer auxiliar os consumidores a tomarem decisões mais conscientes em relação à durabilidade da bateria, no momento da compra.
Gostou do conteúdo? Continue lendo mais notícias no TecMundo e interaja com a gente nas redes sociais.