Digitar senhas é uma tarefa chata. Decorá-las é pior ainda. É por isso que gerenciadores de senha são cada vez mais usados, especialmente os que são integrados a navegadores. Só que, no Android, o Chrome preenche senhas automaticamente sem exigir autenticação. Mas isso está prestes a mudar.
Preencher campos de senha automaticamente, mas sem autenticação, é um problema de segurança, afinal, se o seu celular ou tablet Android parar nas mãos de outra pessoa, ela conseguirá acessar os serviços que você usa via Chrome e exigem login.
O browser preenche senhas usando o Gerenciador de Senhas do Google, que tem checagem via impressão digital ou reconhecimento de facial. Mas, curiosamente, essa proteção não funciona no Chrome, somente em outros tipos de aplicativos integrados à ferramenta.
Mas eis que um leitor do Android Authority descobriu que a configuração de segurança biométrica do Gerenciador de Senhas do Google foi renomeada e realocada para outra área da ferramenta. Essa mudança, que ainda não aparece para todo mundo, traz a seguinte descrição (em tradução livre):
Para proteção adicional, use sempre impressão digital, face ou outro tipo de bloqueio de tela ao fazer login usando o preenchimento automático (em breve no Chrome)
Isso significa que, logo mais, o navegador do Google exigirá verificação biométrica para preencher senhas automaticamente. Na impossibilidade de uso desse recurso, presume-se que o Chrome pedirá autenticação a partir do PIN ou da senha de desbloqueio do Android.

Quando a autenticação biométrica para senhas chega ao Chrome?
Não está claro quando o novo recurso será oficial, até porque o Google ainda não liberou nenhum comunicado sobre o assunto. Mas, como a mudança no Gerenciador de Senhas do Google e a sua respectiva descrição mencionando o Chrome já estão aparecendo para alguns usuários, podemos esperar por uma liberação nas próximas semanas.
Chrome para Android vai pedir biometria para preencher senhas