O que era para ser uma semana tranquila na cidade de Saint Paul, capital do estado de Minnesota, nos EUA, se transformou em um pesadelo. A cidade foi vítima de um ataque ransomware do grupo cibercriminoso Interlock, que alega ter sequestrado 43 GB de dados sigilosos do município.
Esse incidente começou em 25 de julho, uma sexta-feira, quando os criminosos começaram seu ataque massivo. Até então, todo o processo era alvo de múltiplas especulações, mas agora tanto o prefeito quanto o governador de St. Paul confirmaram que a Interlock está por trás do crime.
- Entenda:
Os hackers foram responsáveis por diversos ataques nos últimos meses, com foco especial em empresas ou organizações relacionadas à área da saúde. Em abril, o grupo clamou a responsabilidade por um ataque ransomware na DaVita, focada no tratamento de rins, e teria sequestrado 1,5 terabytes de dados da companhia.
Mais recentemente, em junho, a Interlock também revelou estar por trás de um ciberataque na Kettering Health, gigante da saúde com mais de 120 unidades ambulatoriais e 15 mil funcionários registrados.

No caso específico da cidade de Saint Paul, os hackers do grupo acusam a própria cidade e a prefeitura de irresponsabilidade ao administrar a região. Confira o comunicado abaixo:
“O governo da cidade de Saint Paul, Minnesota, incluindo seus representantes e funcionários, é extremamente descuidado e irresponsável com a segurança de sua cidade. Por conta disso, grande parte da infraestrutura foi danificada, causando muitas perdas e danos! Inclusive, na pior situação estavam os moradores, cujos dados na internet foram comprometidos!”, explica a Interlock.
O que acontece agora?
Já que a divisão especial da Guarda Nacional e o FBI investigam o caso, o próximo passo é a identificação e a consequente prisão dos criminosos. Quanto aos dados recuperados, deve demorar até que as autoridades consigam descriptografar o conteúdo, já que o pagamento do resgate foi descartado.
Para mais informações sobre segurança e tecnologia, fique de olho no site do TecMundo.