Como criar e-mails interativos e se destacar na caixa de entrada

Ao enviar um e-mail, sua marca estará disputando espaço na caixa de entrada com inúmeras outras empresas. Por isso, é fundamental que sua comunicação consiga se destacar em meio a tanta informação.

E como fazer isso? Uma estratégia bastante interessante é recorrer a e-mails interativos. Eles são mais interessantes e divertidos para os usuários, e contam com a vantagem de não exigir que o destinatário saia da caixa de entrada para acessar uma página web.

Essa ferramenta é comprovadamente eficaz para negócios, aumentando o reconhecimento da marca, impulsionando o engajamento dos usuários e conquistando de volta antigos clientes.

O que são e-mails interativos?

E-mails interativos são aqueles que trazem elementos com ações que o usuário pode executar sem que ele precise sair da mensagem. Há diversos itens que podem ser usados para esse fim, como:

  • Classificações por estrelas
  • Pesquisas incorporadas
  • Questionários
  • Jogos
  • Links-âncora

Por que usar e-mails interativos?

Essa estratégia é uma ótima forma de aumentar as taxas de conversão, elevar o reconhecimento da marca, simplificar a coleta de dados e receber feedback dos destinatários.

A tática é bem-sucedida – e as estatísticas comprovam:

  • 75% de aumento na taxa de clique para abertura
  • 300% de aumento na taxa de clique para abertura quando há vídeos incorporados
  • 60% dos destinatários estão mais propensos a interagir
  • 91% dos destinatários gostariam de receber mais e-mails interativos

Apesar disso, os e-mails interativos ainda são pouco conhecidos e utilizados, o que os torna uma grande oportunidade para seu negócio se diferenciar.

  • Menos de 20% das marcas oferecem experiências desse tipo
  • 26,5% dos profissionais de marketing por e-mail planejam oferecer conteúdo interativo
  • 26% dos profissionais de marketing por e-mail utilizam ocasionalmente interatividade baseada em CSS

Vamos compreender detalhadamente por que essa ferramenta tem tanto potencial.

Aumenta a taxa de conversão

Usar e-mails interativos facilita a vida dos destinatários, que podem realizar ações sem precisar sair da caixa de entrada, como responder a pesquisas, adicionar produtos ao carrinho ou agendar consultas. Com isso, crescem as chances de seus potenciais clientes se tornarem clientes fiéis, aumentando a taxa de conversão geral.

Impulsiona o reconhecimento da marca

Cada vez mais e-mails são enviados, e toda mensagem disputa espaço e atenção com uma infinidade de concorrentes. Entregar uma experiência única é uma forma de se diferenciar. Assim, seus destinatários passam a reconhecer sua marca e identificar a qualidade do conteúdo, podendo até mesmo encaminhar os e-mails a amigos e trazer mais clientes em potencial para o seu negócio.

Simplifica a coleta de dados

Com elementos interativos na mensagem, os destinatários enviam seu feedback de forma mais rápida. Com isso, sua empresa passa a contar com insights em tempo real, podendo acelerar o uso dos dados em campanhas futuras, tornando o processo muito mais eficaz.

Melhora o feedback dos usuários

Um e-mail interativo diminui a fricção na hora de responder a pesquisas e questionários. Sem precisar sair da caixa de entrada, o usuário pode compartilhar suas impressões e experiências de forma mais rápida e fácil.

Como usar interatividade na sua empresa?

Agora que você conhece todo o potencial dos e-mails interativos, é hora de falar sobre como podemos usá-los. Além dos formatos possíveis, é preciso saber qual o melhor momento de recorrer a cada tipo de mensagem e maximizar os ganhos de conversão, reconhecimento da marca e coleta de dados.

Obtendo feedback

Há algumas formas de explorar mensagens interativas para saber o que seus assinantes, clientes ou compradores pensam sobre o que você oferece.

Por meio de questionários e formulários, o cliente pode dizer se gostou da sua última compra, como foi o processo de cadastramento e como está sua satisfação em relação aos serviços contratados.

No entanto, sua marca certamente não é a única tentando estabelecer esse canal com o consumidor. Como se diferenciar? A resposta está na interatividade: o cliente se sente motivado e à vontade quando pode dar sua opinião sem precisar sair do e-mail. Além disso, esse tipo de mensagem chama a atenção do destinatário, tornando o processo de feedback mais convidativo.

O que usar? Existem alguns formatos possíveis:

  • Pesquisas. Questões de múltipla escolha são rápidas e fáceis de responder. Assim, sua empresa consegue informações quase instantâneas sobre produtos, eventos e processos.
  • Formulários. Pesquisas quantitativas não são tudo; às vezes, é preciso ouvir o que o cliente tem a dizer para poder avaliar como está a percepção do seu negócio.
  • Medição de NPS. NPS é a sigla para “net promoter score”, uma pontuação que mostra o nível de satisfação do seu público e avalia a lealdade dos clientes. É uma pesquisa extremamente simples, e o destinatário tem apenas que estimar sua experiência em uma escala determinada.

E quando usar? Cada interação pode ser aproveitada em um momento da jornada do cliente.

  • Após uma compra
  • Após o teste de um novo recurso
  • Após se cadastrar em uma plataforma
  • Ocasionalmente, para verificar a satisfação geral do cliente

Oferecendo games

Jogos são uma ótima forma de entreter, chamar a atenção e conseguir engajamento. Isso funciona de maneira ainda mais eficaz quando há a chance de ganhar um desconto, um vale-presente ou um lugar de destaque entre os usuários, como em uma tabela de classificação.

Os games no e-mail podem dar ainda mais possibilidades de aproximar o consumidor da sua marca, trazendo de volta usuários inativos ou ensinando clientes a usar tudo que seu serviço oferece.

O que usar? Existem vários formatos de jogos que podem estar presentes em um e-mail, como:

  • Questionários. Eles podem ser uma ferramenta para diversas situações. Um questionário curto pode ajudar os assinantes a lembrar de todas as informações que seu produto oferece. Já um questionário mais longo pode estar atrelado a um bom desconto, como forma de encorajar a interação.
  • Desafios. Atividades mais longas e envolventes podem trazer de volta clientes inativos e aumentar o engajamento com sua marca. Entre as possibilidades, estão palavras cruzadas, jogos da memória, jogos dos sete erros e muito mais.
  • Roleta da sorte. Este jogo pode ser atrelado à possibilidade de ganhar um grande desconto ou benefício, como forma de diferenciar sua marca de tantas outras que estão na caixa de entrada do cliente. Também é uma estratégia útil quando sua empresa não tem orçamento suficiente para dar promoções generosas para todos: coloque vantagens atrativas em meio a algumas mais modestas. Amostras grátis, descontos, cartões de presente ou frete grátis são algumas das opções.
  • Revelações de ofertas. Os e-mails interativos permitem provocar curiosidade nos destinatários. Você pode, por exemplo, mandar uma “raspadinha” para o cliente ver a oferta somente depois de se engajar com a mensagem.

E quando usar? Novamente, diferentes possibilidades de interação se adequam melhor a várias situações.

  • Use questionários para oferecer conteúdos educativos ou mostrar como usar seus produtos e serviços.
  • Use desafios para aumentar o engajamento, mostrar novidades e trazer de volta consumidores inativos.
  • Use roletas da sorte e revelações de ofertas para promover sua marca, aumentar as vendas e também trazer de volta antigos clientes.

Por fim, também vale ter em mente algumas boas práticas para games no e-mail: tenha metas claras, proponha atividades desafiadoras mas alcançáveis, use recompensas para motivar o engajamento e ofereça diversas formas de reconhecimento.

Além disso, é importante oferecer uma opção para pular esses jogos – nem sempre seu destinatário estará disposto a participar, então é melhor não obrigá-lo a fazer uma atividade contra sua vontade.

Como criar e-mails interativos?

O Stripo conta com um Gerador de Módulos Interativos. Com ele, profissionais de marketing podem criar facilmente e rapidamente esse tipo de conteúdo. A edição é simples e conta com uma interface intuitiva, permitindo criar interações sob medida para sua marca.

O Gerador de Módulos Interativos faz parte do ecossistema Stripo, mas seu uso não requer uma conta. Assim, você pode acessar uma ferramenta fácil de usar e riar mecânicas complexas em apenas alguns minutos.

O que é o Stripo?

O Stripo é uma plataforma de criação de templates de e-mail. Ele é projetado para agilizar o processo de design por meio de sua interface intuitiva e flexível, que conta com recursos poderosos.

O serviço conta com mais de 1.600 templates em HTML prontos para uso. Isso permite que os usuários tenham um bom ponto de partida na hora de desenvolver suas mensagens.

Também é possível começar do zero rapidamente, graças a ferramentas de design fáceis de usar, como um editor em blocos, que permite arrastar e soltar os elementos na tela. O Stripo oferece ainda recursos de inteligência artificial para economizar tempo e chegar ao resultado desejado por meio de prompts.

Na hora de enviar, o Stripo entrega uma solução completa, com integração a mais de 90 provedores de serviço de e-mail (ESP, na sigla em inglês) e clientes de e-mail. A plataforma tem ferramentas como suporte a AMP e compatibilidade com Zapier e n8n, entre outros serviços.

Como criar e-mails interativos e se destacar na caixa de entrada

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