A Delta Air Lines vai aumentar o uso da inteligência artificial para auxiliar na definição dos preços de passagens aéreas até o final do ano, ampliando a presença da tecnologia nos sistemas da empresa. A novidade foi revelada esta semana, mas já vinha sendo discutida internamente desde novembro de 2024.
Na ocasião, executivos da companhia revelaram que a IA estava sendo usada em uma pequena parte do seu sistema de
O mecanismo de precificação por IA é fornecido pela Fetcherr, que também presta serviços para outras marcas do setor, incluindo a Azul e a Virgin Atlantic. A empresa israelense planeja expandir o serviço para outras áreas, como aluguel de carros, cruzeiros e hospitalidade.

As passagens ficarão mais caras?
A definição de valores personalizados pela IA tem gerado preocupação em relação ao aumento de preços das tarifas aéreas, como relata o site Fortune. O senador democrata, Ruben Gallego, chamou o método da Delta de “predatório” e disse que irá investigar a prática.
Já o porta-voz da Consumer Watchdog, Justin Kloczko, comentou que a tecnologia está sendo usada para “hackear o cérebro” dos consumidores, com a companhia aérea tentando descobrir quanto os consumidores estão dispostos a pagar para voar. Ele atua como vigilante de preços da organização sem fins lucrativos da Califórnia.
Por outro lado, não se descarta a possibilidade de a estratégia levar a preços mais baixos em determinados voos, caso a procura esteja baixa, se mostrando favorável, também, para os viajantes.
A reportagem lembra que outras companhias aéreas americanas também utilizam IA, de diferentes maneiras, mas a Delta foi a primeira a falar abertamente sobre o assunto. Na American Airlines, os bots ajudam a identificar os passageiros com mais chance de perder o voo, enquanto na United eles enviam mensagens avisando sobre cancelamentos.
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