Delta adota IA para cobrar mais de passageiros de avião

Resumo
  • Companhia aérea americana Delta planeja usar IA para definir preços de passagens de forma individualizada.
  • A empresa quer aplicar a tecnologia em 20% das vendas até o fim de 2025.
  • A novidade gerou críticas de políticos e ativistas, que consideram a prática predatória.

A companhia aérea americana Delta revelou planos para definir individualmente os preços de passagens de avião, com auxílio de inteligência artificial. Em reunião com investidores, a empresa afirmou que pretende usar a tecnologia em 20% dos tíquetes vendidos até o fim de 2025.

Os preços de passagens aéreas para uma mesma rota podem variar muito, dependendo da época do ano, horário, demanda, promoções, overbooking, custos com combustível e muitos outros fatores. Obviamente, as empresas já empregam algoritmos e aprendizagem de máquina no processo de calcular o valor cobrado. A novidade é que a Delta quer fazer isso de forma individualizada, em tempo real.

Como a Delta vai usar IA nos preços das passagens?

O uso de IA foi anunciado inicialmente em novembro de 2024, durante uma conferência com investidores. Na ocasião, Glen Hauenstein, presidente da companhia, explicou que a tecnologia faz o papel de um “super-analista” que “trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, e tenta simular, em tempo real, quais deveriam ser as opções de preço”.

Com isso, a Delta afirma estar fazendo uma reengenharia completa de seus preços. “Nós teremos um preço que está disponível naquele voo, naquela hora, para você, individualmente. Não é uma máquina que aceita ou rejeita preços com base em uma tabela fixa”, declarou o executivo.

Bom para a empresa, ruim para os consumidores

Hauenstein disse a investidores que a IA já define os preços de 3% das passagens. Há nove meses, essa fatia era de apenas 1%.

O executivo afirmou que os dados iniciais mostraram resultados favoráveis em receita gerada a cada passagem vendida. A Fetcherr, empresa que desenvolve o sistema de precificação, disse em 2022 que seu produto é capaz de aumentar em 9% a receita de uma empresa.

A Delta superou as expectativas dos analistas do mercado financeiro em seu mais recente balanço.

Por outro lado, quem deve sair perdendo são os passageiros. Ativistas e políticos americanos consideram que a nova política é “predatória” e “tenta olhar dentro da cabeça dos consumidores para saber quanto estão dispostos a pagar”.

Com informações da Fortune, da Investopedia e do The Points Guy

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