A conta de luz vai ficar mais cara no estado de São Paulo a partir desta sexta-feira (04) para os
Desse modo, a tarifa da Enel para consumidores conectados em redes de baixa tensão, como as residências, terá elevação de 13,26%, enquanto os pequenos comércios vão pagar 13,47% a mais. No caso dos consumidores ligados em redes de alta tensão, como indústrias e outras unidades de grande consumo, o aumento chegará a 15,77%.

Bandeira tarifária vermelha mantida
Além do reajuste anual da Enel, outro fator que pode pesar no valor da conta de luz é a manutenção da bandeira vermelha, acionada em junho. Assim como no mês passado, o volume de chuvas deve ser baixo, diminuindo a geração de energia pelas hidrelétricas, segundo projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Neste cenário, a ANEEL afirma que a manutenção da bandeira tarifária vermelha é justificada, em decorrência da ativação das usinas termelétricas para garantir o fornecimento normal de energia. Elas têm custo mais alto, que acaba sendo repassado ao consumidor.
Com a bandeira vermelha no patamar 1, há cobrança adicional de R$ 0,04463 por kWh consumido, ou R$ 4,46 a cada 100 kWh gastos pela unidade consumidora, resultando em uma conta que pode vir ainda mais alta.

Como aliviar a conta de luz?
Com a energia elétrica mais cara, adaptações nos hábitos do dia a dia podem ser necessárias para evitar gastos extras com a luz. Confira dicas para economizar:
- Evite tomar banhos demorados e, se possível, mantenha o chuveiro na posição “verão”, mesmo com o tempo mais frio;
- Prefira as lâmpadas de LED em vez das fluorescentes e halógenas;
- Mantenha as luzes desligadas durante o dia, aproveitando a iluminação natural, e à noite só ilumine os cômodos ocupados;
- Não deixe a TV ligada sem necessidade e use a função “timer” na hora de dormir;
- Passe a maior quantidade de roupas de uma vez, ajustando a temperatura conforme o tipo de tecido, evitando ligá-lo nos horários de pico;
- O mesmo vale para a máquina de lavar roupas, que deve ser usada em sua capacidade total, de uma só vez;
- Ajuste o termostato da geladeira seguindo as instruções do fabricante, mantenha-a desencostada da parede e evite abrir a porta com frequência;
- Aproveite as temperaturas reduzidas do inverno e não ligue o ar-condicionado sem necessidade;
- Dê preferência aos eletrodomésticos com maior eficiência energética, verificando o selo Procel e o selo INMETRO na hora da compra.
- Fique por dentro: Veja maneiras fáceis de calcular o consumo de energia da sua casa
Tem mais dicas para economizar na conta de energia? Compartilhe-as com outros leitores, comentando nas redes sociais do TecMundo.