Resumo
-
Consumer Reports pede que Microsoft estenda o suporte ao Windows 10 além de outubro de 2025;
-
Entidade argumenta que milhões de PCs ficarão vulneráveis por não rodarem o Windows 11 devido ao hardware compatível;
-
Microsoft não dá sinais de que irá adiar o fim do suporte ao Windows 10, porém.
A Microsoft marcou para 14 de outubro de 2025 o fim do suporte ao Windows 10. Diante disso, a Consumer Reports, entidade dos Estados Unidos que defende os interesses dos consumidores, publicou uma carta em que pede que a Microsoft mantenha o suporte ao sistema por mais tempo.
A carta é direcionada a Satya Nadella, CEO da Microsoft. No documento, a Consumer Reports argumenta que, com base em dados estatísticos globais da Statcounter referentes ao último mês de agosto, 46,2% dos usuários de PCs com Windows ainda usam a versão 10 do sistema operacional.
Ainda com base nesses dados, a entidade afirma que de 200 a 400 milhões de computadores no mundo todo não poderão ser atualizados para o Windows 11 por não atenderem aos requisitos de hardware dessa versão.
O principal elemento desses requisitos é o Trusted Platform Module (TPM) na versão 2.0. A Microsoft explica que exige o TPM 2.0 no Windows 11 por motivos de segurança.
Contudo, a Consumer Reports considera “hipócrita” a decisão da companhia de incentivar a migração para o Windows 11 para fins de segurança, mas deixar máquinas que permanecem com o Windows 10 suscetíveis a vulnerabilidades.
Isso porque, com o fim do suporte, o Windows 10 continuará funcionando, mas não receberá atualizações funcionais ou de segurança. Com o passar do tempo, a falta de updates poderá deixar o sistema suscetível a falhas importantes.

Microsoft deve manter fim do suporte ao Windows 10 em outubro
Para a Consumer Reports, o ideal é que a Microsoft prorrogue o suporte gratuito ao Windows 10, pelo menos até que mais usuários migrem para o Windows 11.
No entanto, a Microsoft não deu nenhum sinal de que está disposta a adiar o fim do suporte ao Windows 10. Pelo contrário: a companhia tem feito campanhas incentivando a troca pelo Windows 11 e, principalmente, tem investido em novos recursos para esta versão, sobretudo baseados em IA.
A Microsoft permitirá que consumidores domésticos obtenham suporte estendido ao Windows 10, mas por apenas um ano. Essa extensão pode ser obtida com o pagamento de uma taxa de US$ 30, opção que também foi criticada pela Consumer Reports. Felizmente, também há formas de se obter suporte estendido gratuito para o Windows 10.
No caso de empresas, o suporte estendido para Windows 10 pode ser contratado por três anos mediante o pagamento de uma taxa que aumenta de valor em cada renovação anual.